Topo

Inter é absolvido de julgamento por injúria racial contra Fabrício

Clube foi denunciado por reação da torcida após surto de Fabrício  - VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS
Clube foi denunciado por reação da torcida após surto de Fabrício Imagem: VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2015 19h20

O Internacional foi absolvido por unanimidade de suposto ato de injúria racial contra Fabrício, atualmente no Cruzeiro. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (29), na sede da Federação Gaúcha de Futebol e levou em conta o depoimento de Vinicius Paixão, torcedor que foi flagrado em vídeo usado pela procuradoria para denunciar o Colorado, e que negou ter proferido a palavra ‘macaco’.  

A sessão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul ocorreu na 1ª Comissão Disciplinar. O relator, José Cláudio de Carvalho Chaves e os auditores Felipe Cravo Souza e Juliano Afonso Milani justificaram a decisão por conta das provas apresentadas pelo Inter: depoimento do torcedor, análise de perito em leitura labial e carta do lateral esquerdo Fabrício, agora emprestado ao Cruzeiro.

O caso foi o maior desdobramento do surto de Fabrício com vaias da torcida do Inter, durante jogo contra o Ypiranga-RS, na primeira fase do Gauchão. Ao ouvir xingamentos, o lateral abandonou uma jogada onde tinha a posse da bola e fez gestos obscenos. Na saída de campo, revirou com novos sinais e as câmeras mostraram a torcida irritada. No meio da massa, Vinicius Paixão foi apontado como autor de uma frase com a palavra ‘macaco’.

A denúncia do Inter se baseava no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) por "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". A multa para estes casos pode ir de R$ 100 a R$ 100 mil, além da perda do mando de campo por uma partida.