Topo

Gre-Nal testa 'clima de Copa do Mundo' em final e reforça exemplo positivo

Torcidas de Grêmio e Internacional testam civilidade em final do Campeonato Gaúcho - Lucas Azevedo/UOL
Torcidas de Grêmio e Internacional testam civilidade em final do Campeonato Gaúcho Imagem: Lucas Azevedo/UOL

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/05/2015 12h00

A Copa do Mundo deixou um legado maior em Porto Alegre. Mais importante do que qualquer obra, com ou sem incentivo do governo, os jogos que passaram pela capital gaúcha no maior torneio de futebol do mundo mostraram que é possível conviver com rivais sem qualquer temor de violência. Baseado nisso, Inter e Grêmio passaram a adotar duas atividades que serão novamente testadas no clássico Gre-Nal deste domingo (03). O espaço de torcida mista e o chamado 'Caminho do Gol', percurso onde os aficionados azuis e vermelhos caminham até o estádio lado a lado. 

O 'Caminho do Gol' aconteceu apenas no Gre-Nal da primeira fase do Gauchão, no Beira-Rio. Não foi possível a repetição na Arena, no jogo de ida da final, por conta do difícil acesso ao estádio gremista. Há muitas ruas que cruzam-se no trajeto e a concentração, feita em um Shopping Center, ficaria muito longe para a caminhada. 
 
Ou seja, agora a romaria dos torcedores rivais lado a lado será, pela primeira vez, testada com clima de decisão. Qualquer nervosismo natural pela disputa de uma taça precisa ser contido para que novamente o exemplo de civilidade ensinado pelos estrangeiros e brasileiros que curtiram a Copa possa se tornar rotina. 
 
"Temos um exemplo maravilhoso que é a torcida mista. Ela pode deixar de existir ou não agradar depois do jogo, pois vamos ter um campeão. O que eu pediria, e acho que temos de levar como exemplo, é que se formos vencedores, que a torcida do Inter compreenda. Se o Inter for campeão, que a torcida do Grêmio entenda. Os técnicos vão continuar com o bom nível de amizade, de carinho. O que eu espero é ver algo que vivi nos Gre-Nais anteriores: se possível, 60 por 40, ou 70 por 30. Alguém vai ganhar, então quem for tem que ir disposto a aceitar que o seu time foi superior ou que o adversário foi melhor", pediu o técnico Luz Felipe Scolari. 
 
Para controlar a movimentação de pessoas, serão 450 homens da Brigada Militar no deslocamento que vai da Avenida Borges de Medeiros, esquina com a Ipiranga, até o estádio Beira-Rio. Pelo caminho, atrações tornarão a caminhada atrativa com shows de música e apresentações teatrais. 
 
A torcida mista terá sua terceira aparição. Depois de ser sucesso no primeiro clássico, no Beira-Rio, foi repetida com igual aproveitamento na Arena. Terá novamente lugar na casa do Inter, com colorados e gremistas dividindo cadeiras do nível superior. Mil aficionados de cada clube, todos devidamente registrados na aquisição dos ingressos. 
 
Se o mesmo tom dos últimos clássicos persistir e nada grave acontecer, tais iniciativas serão mantidas nos jogos do Brasileirão, reforçando que a Copa do Mundo deixou um legado mais importante do que qualquer obra em Porto Alegre: a civilidade. 
 
Grêmio e Internacional jogam neste domingo (03) às 16h (horário de Brasília). Por terem empatado em 0 a 0 o primeiro jogo da decisão, quem vencer leva a taça. Em caso de empate com gols, o Grêmio será campeão. Empate sem gols levará a decisão para os pênaltis.