Topo

'Fica Felipão', lembrança do 7 a 1 e vandalismo marcam derrota do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/05/2015 06h00

O Grêmio não conseguiu romper a supremacia do Internacional no Rio Grande do Sul. Pelo quinto ano consecutivo, a taça do Gauchão ficou no clube vermelho. E os bastidores da derrota colocaram Felipão no posto principal. Alvo de provocações antes mesmo da partida. Além disso, o vandalismo dos aficionados no fim do jogo marcou o vice-campeonato. 
 
Faltavam alguns minutos para o árbitro Leandro Vuaden encerrar o Gre-Nal. O Internacional vencia por 2 a 1. O Grêmio pressionava pelo gol que daria o título (um 2 a 2 faria do Tricolor o campeão pelo gol qualificado). E das cadeiras do Beira-Rio partiu um grito, calado até então. "Fica, Felipão! Fica, Felipão! Fica, Felipão", bradavam os vermelhos, que segundos mais tarde seriam campeões. 
 
Mas a provocação ao técnico da seleção brasileira veio antes mesmo da bola rolar. Uma bandeira da Alemanha foi estendida no edifício-garagem do Beira-Rio. Exatamente por onde passaria o ônibus do Grêmio trazendo Scolari. A lembrança da derrota para os europeus por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo ditou o tom provocativo. 
 
Copa do Mundo, aliás, que foi alcunha atribuída pela direção do Grêmio ao Gauchão. No início do ano, os dirigentes não relutaram em associar os torneios, dizendo que o Estadual era a Copa do Grêmio. Sendo assim, Scolari perdeu a segunda em menos de um ano. 
 
Mas qualquer alusão a Copa parou por aí. No fim do jogo, o estádio que recebeu os jogos do mundial em Porto Alegre sofreu. Apesar de toda iniciativa pelo 'Caminho do Gol' (espaço onde os torcedores rivais deslocaram-se juntos para o estádio) ou mesmo a torcida mista, que foi repetida, houve também lugar para o vandalismo. 
 
Ao fim do jogo, os gremistas arrancaram e quebraram cadeiras do Beira-Rio, usando-as como arma para arremessar nos colorados, colocados abaixo no estádio. Mais de 150 assentos foram devastados. Além de vidros, divisórias e banheiros depredados. Os atos de vandalismo custarão caro. Será o Tricolor que irá pagar a conta pelo conserto. O número pode chegar a R$ 50 mil.
 
A segunda-feira será de folga para o elenco gremista. É hora de avaliar a primeira competição da temporada e sair atrás de reforços para garantir resultado diferente nos torneios que seguem em 2015.