Topo

Primeira Liga? Grêmio indica suplentes e prioridade ao Campeonato Gaúcho

Na Primeira Liga, Grêmio usou reservas. E deve fazer isso mais algumas vezes - SIRLI FREITAS/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO
Na Primeira Liga, Grêmio usou reservas. E deve fazer isso mais algumas vezes Imagem: SIRLI FREITAS/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/02/2016 18h10

O Grêmio foi um dos times que mais lutou para a realização da Primeira Liga. Mas não parece. No próximo final de semana, o time gaúcho entrará em campo para enfrentar o Coritiba, na Arena. E pela segunda rodada seguida tende a usar reservas. 

Diante do Avaí, na estreia, o Grêmio utilizou apenas Marcelo Grohe do time principal. Os demais jogadores foram todos suplentes. O banco foi composto, ainda, por atletas das categorias de base e que jamais tinham recebido oportunidade antes. 
 
Diante do Coritiba a rotina deve ser a mesma. Comissão técnica e direção concordam que a sequência de jogos pode ser prejudicial aos titulares. Por isso, o time de cima irá atuar diante do Aimoré, pelo Gauchão, na quinta-feira, terá folga no final de semana e os reservas enfrentarão o Coritiba, voltarão no dia 10 para pegar o Veranópolis, fora de casa, e depois darão lugar aos suplentes pelo Gaúcho no dia 12 contra o São José, já que no dia 13 já embarcam para o México, onde enfrentam o Toluca no dia 17. 
 
A inversão de prioridades se dá pela intenção direta de evitar que o Internacional chegue ao sexto título gaúcho em série. A marca que seria histórica aos vermelhos incomoda os azuis, que não querem de forma alguma permanecer na fila. O jejum de títulos dura desde 2010. 
 
Por isso, a preferência política deu lugar à motivação técnica ou mesmo à rivalidade. O Grêmio terá, na primeira fase da Primeira Liga, três jogos. E ao menos dois deles deve utilizar um time longe do principal. 
 
Os atletas do Tricolor treinaram na Arena na tarde desta quarta-feira. O duelo com o Aimoré acontece na quinta às 19h30 (horário de Brasília), em Novo Hamburgo.