Topo

Meia de 17 anos brilha, Grêmio bate o VEC e mantém 100% no Gaúcho

Lincoln brilhou na vitória do Grêmio diante do Veranópolis, pelo Gauchão - Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio
Lincoln brilhou na vitória do Grêmio diante do Veranópolis, pelo Gauchão Imagem: Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

10/02/2016 23h41

Lincoln foi o principal destaque da terceira vitória seguida do Grêmio no Gauchão. Nesta quarta-feira (10), o meia de 17 anos deu bela assistência para o gol de Bobô, que definiu  vitória por 1 a 0, no estádio Antônio David Farina. O resultado faz o time de Porto Alegre retomar a liderança na competição 

No time reserva e sem o melhor entrosamento, as jogadas individuais e os passes açucarados de Lincoln criaram as principais chances de gol do time tricolor. No primeiro tempo ele parou na trave. E na etapa final, logo no início, deixou Bobô com apenas o goleiro pela frente para marcar. 
 
E na última semana, Lincoln deu um susto na torcida gremista. Passou mal depois da partida diante do Aimoré, foi levado a um hospital durante a madrugada e ficou internado por dois dias. Realizou exames cardíacos mas os resultados foram considerados normais e não passou de um inconveniente. 
 
São três vitórias em três jogos do Grêmio. Agora, os titulares voltam na próxima sexta-feira quando o jogo diante do São José será o último teste antes da estreia na Libertadores, diante do Toluca, dia 17. Já o Veranópolis chega ao terceiro jogo sem vencer no Estadual.  
 
FASES DO JOGO: 
 
Um time pouco entrosado. Esta definição se aplicaria facilmente ao Grêmio. Mesmo organizada, a equipe reserva pouco criou nos primeiros minutos. Teve lampejos. Como aos 21 minutos quando Fernandinho percebeu falha do goleiro Léo e tentou colocar na cabeça de Bobô. Já sem o arqueiro na meta, o camisa 9 faria o gol não fosse o zagueiro Micael afastar. Ou ainda aos 27 quando Lincoln recebeu enfiada de Giuliano e encobriu o goleiro do Veranópolis acertando a trave. 
 
Mas foi tudo que aconteceu de produtivo. O Veranópolis se manteve atrás buscando o contra-ataque e o Grêmio não conseguiu furar o bloqueio até o apito que encerrou os primeiros 45 minutos de jogo. 
 
E se só o Grêio havia criado no primeiro tempo, o mesmo seguiu no segundo. Logo aos 5 minutos, o time gaúcho abriu o placar. Lincoln enfiou para Bobô apenas rolar para as redes e fazer 1 a 0. A resposta do VEC veio aos 22 minutos, quando um cruzamento de Massari contou com falha de Bruno Grassi e por pouco não acabou em gol de Júlio Madureira. 
 
Mas foi pouco. A pressão do Veranópolis teve poucos momentos em que chegou de fato a assustar. Retrancado e tentando manter a bola o mais longe possível de seu gol, o time gaúcho manteve o resultado. 
 
DESTAQUES: 
 
Lúcio durou pouco. A grande expectativa do Veranópolis era pelo rendimento do lateral esquerdo Lúcio, de 36 anos. Com passagens por Palmeiras e Grêmio, o jogador começou como capitão da equipe. Mas não conseguiu jogar 15 minutos. Aos 12 saiu com lesão muscular na panturrilha. 
 
Estádio cheio. O Antônio David Farina esteve praticamente lotado. O Grêmio se sentiu em casa pois a torcida foi maioria mesmo longe de Porto Alegre. 
 
O melhor: Lincoln (Grêmio) - Acertou a trave no primeiro tempo e deu bela assistência para o gold e Bobô. 
 
O Pior: Bruno Grassi (Grêmio) - Errou uma série de saídas do gol e por pouco não foi vazado. 
 
VERANÓPOLIS 0 X 1 GRÊMIO
 
Data: 10/02/2016 (quarta-feira)
Local: Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis (RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: José Javel Silveira e José Eduardo Calza
Cartões amarelos:  Moisés (GRE), Tontini (GRE); Willian (VEC);
Gols: Bobô, do Grêmio, aos 5 minutos do segundo tempo; 
 
VERANÓPOLIS
Léo; Igor, Leo Dagostini (Admilton), Micael e Lúcio (Massari); Felipe Guedes, Willian, Washington (Júlio Madureira) e Zambi; Márcio Jonathan e Lê. 
Técnico: Luís Carlos Winck
 
GRÊMIO
Bruno Grassi; Wesley, Fred, Bressan e Marcelo Hermes; Edinho, Moisés (Kaio), Giuliano (Tontini), Lincoln e Fernandinho (Batista); Bobô. 
Técnico: Roger Machado