Topo

Reclamação sobre Gre-Nal cria novo desconforto entre Grêmio e FGF

Anderson Daronco apitará o clássico Gre-Nal de domingo, na Arena do Grêmio - Aizar Raldes/AFP
Anderson Daronco apitará o clássico Gre-Nal de domingo, na Arena do Grêmio Imagem: Aizar Raldes/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/03/2016 11h32

Não é novidade que a relação entre o Grêmio e a Federação Gaúcha de Futebol não é a melhor. Foram vários momentos em que o comando do Tricolor reclamou das atitudes de quem gere o futebol gaúcho. E nesta quarta-feira um novo round nesta batalha. Desta vez, um pedido sobre a arbitragem para o próximo Gre-Nal desencadeou toda situação. 

O Grêmio pediu para que o árbitro fosse de fora do Estado. Considera que é melhor um juiz que não esteja envolvido com as coisas do Rio Grande do Sul. Enviou um pedido à FGF e a resposta veio tarde e em um tom que desagradou. 
 
"O sorteio seria, previamente, amanhã [quinta-feira] e do nada resolveram fazer hoje [quarta-feira]. O Conselho de Administração do Grêmio  havia enviado a solicitação para a Federação em um tom adequado. Recebi a resposta, e em meu entendimento a comunicação estava feita de uma forma jocosa. A negativa ao nosso pedido foi feito de uma forma totalmente fora do padrão. Não cabe a mim revelar, mas foi de uma forma jocosa, eu diria até fora do padrão", disse o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior. 
 
O sorteado para apitar o clássico foi Anderson Daronco, que esteve entre os melhores árbitros do Brasileirão passado, mas é gaúcho. 
 
"O Daronco tem uma arbitragem reconhecidamente importante. Se acontecer algo, será cobrado. Se fosse árbitro de fora, pegaria seu avião e iria embora. Não fizemos isso para criar um fato, mas para preservar o espetáculo", disse  Bolzan citando o pedido por um juiz de outro Estado. 
 
Ficou evidente que a direção do Grêmio, mais do que contrariada, ficou irritada com a postura da Federação. Até por isso foi o Tricolor um dos principais entusiastas da Primeira Liga. 
 
Por conflito de datas, contudo, o clássico deste domingo valerá pelo Gaúcho e também pela competição com mineiros, cariocas, catarinenses e paranaenses. O jogo está marcado para domingo, na Arena.