Topo

Bolaños usará placas e parafusos para reconstruir rosto. Tempo fora aumenta

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/03/2016 11h06

As duas fraturas na mandíbula de Miller Bolaños darão trabalho aos médicos. Para reconstruir os ossos do rosto do jogador, serão necessárias de três a quatro placas além de parafusos. O departamento médico gremista prevê ainda mais tempo fora. 

Após o Gre-Nal, os médicos falavam em período afastado entre 15 a 30 dias. Mas o prazo agora é outro. Por conta da condição apresentada e da gravidade das fraturas, a hipótese atual aponta volta aos treinamentos entre 30 e 45 dias. 
 
Sendo assim, Bolaños estaria fora de toda fase de grupos da Libertadores, perdendo os dois jogos contra o San Lorenzo, nos dias 9 e 15 de março, além do duelo com LDU no dia 13 de abril e Toluca, no dia 19, quando já terá voltado a treinar mas ainda não deve ter condições físicas de disputar uma partida. 
 
Além de toda primeira fase do Gauchão. Os jogos que restam são contra Cruzeiro-RS, Ypiranga, Passo Fundo e Juventude. Devendo ficar fora ao menos do início das próximas fases também. 
 
Tudo porque além da recuperação clínica, Bolaños precisará se recuperar fisicamente. Serão ao menos 15 dias sem qualquer exercício físico. O local operado precisa ficar estável e por isso não é autorizado movimentos bruscos. A dor ainda acompanhará o atleta por alguns dias e analgésicos serão receitados em série. 
 
A perda física se dá também porque Bolaños se alimentará com dificuldade. Por um período, poderá ingerir apenas líquidos. Perderá massa muscular e peso. Precisará, depois de totalmente apto, de uma nova pré-temporada para entrar no mesmo nível dos demais. Perto de 10 dias de trabalhos alternando físicos e técnicos quando o corpo autorizar. 
 
Na cirurgia, que será realizada quarta-feira, de três a quatro placas serão colocadas nas duas fraturas geradas pela cotovelada de William, do Inter, no início do clássico Gre-Nal. Exames revelados no início da noite de segunda-feira confirmam a gravidade do caso.