Topo

À espera de reforço, Inter reúne goleadores em ataque mutante

Vitinho foi artilheiro no Inter de Argel em 2015 e volta a ser titular após lesão - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Vitinho foi artilheiro no Inter de Argel em 2015 e volta a ser titular após lesão Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/03/2016 06h00

Enquanto não fecha com um reforço para o ataque, que pode ser Teo Gutierrez, o Internacional se vira para seguir em alta. Com a volta de Vitinho, o Colorado terá lado a lado seus principais goleadores nos últimos meses. A movimentação e característica do camisa 11 ao lado de Eduardo Sasha e Aylon cria até um setor mutante a ser testado e aprimorado.

Aylon e Sasha são responsáveis por mais de 50% dos gols do Inter em 2016.

Vitinho foi vice-artilheiro do clube na temporada passada, somente atrás de Valdívia. E também quem mais fez gol pelo Colorado após a chegada de Argel Fucks.

Com eles, o Internacional deverá ter troca constante de função, em busca de espaços diante de adversários recuados ou fechados ao extremo. Velocidade e mobilidade ajudam a explicar.

O esquema tático base seguirá sendo o 4-2-3-1, mas flutuando para o 4-4-2 em diversos momentos. Aylon deve começar como jogador mais adiantado, porém iniciou a carreira (justamente no São Paulo-RS, adversário de domingo) atuando pelos lados do campo.

Vitinho, que na reta final de 2015 ficou bem próximo ao gol, tem autorização para inverter posição com o camisa 18. Ou então para se posicionar pelo meio, ao lado de Aylon.

Sasha, que já atuou em quatro funções com Argel (extrema, meia por dentro, atacante e centroavante), também será encorajado a flutuar. Diante do Juventude, há duas semanas, foi dele o gol da vitória – após aparecer dentro da área para cabecear e vencer o goleiro.

Em dez jogos oficiais na temporada, o Internacional já deu sinais de que procura alternativas para o modelo de jogo aplicado no segundo semestre do ano passado. A meta é manter intensidade, ganhar profundidade e trocar a ligação direta e as bolas paradas por jogo de circulação. O ataque mutante pode ajudar, pelo menos até as novas contratações.