Topo

Queda do Grêmio mantém estádio sem taça e repete marca negativa de 42 anos

Roger Machado viu o Grêmio ser eliminado na semifinal do Gauchão, neste domingo - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger Machado viu o Grêmio ser eliminado na semifinal do Gauchão, neste domingo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/04/2016 06h00

O Grêmio está fora da final do Campeonato Gaúcho. O Tricolor venceu o Juventude por 3 a 1 neste domingo (24), mas o gol qualificado levou o time da serra à final contra o Inter. E a derrota é dura se colocada no contexto atual do clube. Ficar fora do Gauchão significa marca que atinge 42 anos e a Arena sem ver um título sequer. 

A última vez que o Grêmio havia ficado seis anos sem título gaúcho foi entre 1969 e 1974, quando o Internacional levou o hexacampeonato. Em seguida veio o octacampeonato. Agora, tal série se repete com a ausência de conquistas desde 2010. 
 
Pensando-se em conquistas nacionais, o Tricolor vive o maior período sem títulos da história do futebol gaúcho. Desde 2001 que uma taça nova e relevante não é levantada.
 
"Temos que cumprimentar os jogadores que tiveram um desempenho exemplar, embora não tenham conseguido a classificação. E cumprimentar o Juventude, pela vaga. Cabe um pedido de desculpas à torcida por não levar o time ao menos até a final. Deixa todos frustrados, nós, comissão técnica e jogadores. A torcida está angustiada e nós também, por conta da desclassificação", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior. 
 
A marca ainda se estende à Arena. O estádio foi inaugurado em 2012 e jamais viu o Grêmio ser campeão. Mais do que isso, nunca recebeu uma partida de volta de final, para ter chance de ver em seu gramado uma volta olímpica. O Tricolor ficou fora da final do Gauchão de 2013, o jogo derradeiro de 2014 foi em Caxias do Sul e o de 2015 foi no Beira-Rio. 
 
Resta sonhar com a Libertadores. O Grêmio pega o Rosario Central a partir de quarta-feira. O primeiro jogo será na Arena às 21h45 (horário de Brasília).