Topo

Como time reserva entregou 5 ideias de Renato para o Grêmio titular

Ramiro (centro) deve ser fixado como volante e Léo Moura ganhar sequência no meio - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Ramiro (centro) deve ser fixado como volante e Léo Moura ganhar sequência no meio Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/03/2017 08h05

A atuação do Grêmio na derrota para o São Paulo-RS por 1 a 0, nessa quarta-feira, dificilmente vai pesar positivamente para algum jogador do elenco na briga por espaço. Só que a escalação usada no último jogo da primeira fase do Campeonato Gaúcho entregou os planos de Renato Gaúcho para o time titular: a manutenção de Léo Moura no meio-campo e os retornos de Geromel e Maicon já no próximo jogo são alguns exemplos.

Com força máxima, o Grêmio entrará em campo no domingo, diante do Veranópolis, fora de casa. A partida abre o duelo válido pelas quartas de final do Gauchão.

A equipe usada no estádio Aldo Dapuzzo revelou os planos pela consequência dentro do elenco. Renato escalou Leonardo, preservando Edílson e Léo Moura – outras duas opções para a função de lateral direito. E na zaga, usou Rafael Thyere de forma indiscriminada.

Thyere foi o substituto de Geromel no período de afastamento para recuperar fratura na costela. Bruno Rodrigo, contratado há 20 dias, ficou no banco e não atuou. Outro fato que reforça a ideia de que o titular está na iminência de voltar.

Já no meio-campo, Jaílson e Michel atuaram entre os reservas que perderam para o São Paulo-RS. Com isso, Ramiro foi preservado e a leitura é de que segue como titular. Ao lado de Maicon, recuperado de lesão na panturrilha. A dupla que jogou em Rio Grande foi a que iniciou várias das partidas desde a venda de Walace e tratamento no camisa 8.

“Não gosto de falar de A, B ou C. Dou oportunidade e quem entra tem que aproveitar. Eu conheço o grupo e procuro sempre cuidar bastante o dia a dia e quando recebem oportunidades. Tenho o grupo na mão, não tem problema”, disse Renato.

Outro sinal dado pelo treinador está no ataque. Everton foi escalado como jogador mais adiantado, para atuar entre os zagueiros quando o time tem a bola. O camisa 11 já havia sido indicado como um substituto de Lucas Barrios na ausência de outras opções. Em Rio Grande, pela equipe desfigurada e gramado irregular, a atuação não foi boa.

O Grêmio visita o Veranópolis neste domingo e a partida de volta está marcada para 8 de abril, na Arena. A partida foi agendada para esta data a pedido do Tricolor, que na terça-feira seguinte recebe o Deportes Iquique-CHI, pela Copa Libertadores.