Topo

Time B do Grêmio perde de novo e deixa titulares pressionados para volta

Grêmio de transição perdeu novamente, foi a terceira derrota seguida da equipe - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio de transição perdeu novamente, foi a terceira derrota seguida da equipe Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/01/2018 18h50

O time de transição (B) do Grêmio perdeu de novo. Neste domingo (28), o São José-RS aplicou 2 a 0 na equipe tricolor no estádio Passo D'Areia pela quarta rodada do Gauchão. Após o terceiro infortúnio seguido, retorno dos titulares será sob pressão.

Tudo porque os meninos somaram um ponto apenas em 12 disputados. O Grêmio é penúltimo colocado no Campeonato Gaúcho e o retorno do time principal, que jogou apenas um amistoso neste ano até agora, já será sob pressão. É necessário somar pontos para entrar na linha dos oito primeiros, que avançam para segunda fase do Gauchão.

O plano inicial poderia colocar o time principal em campo apenas na sétima rodada. Mas foi revisto a partir da falta de vitórias. Ainda que o transição tenha sido abastecido de jogadores contratados como Paulo Miranda, Mádson e Alisson e até nomes do principal como Bruno Grassi e Léo Gomes. Não adiantou.

O próximo compromisso já será da equipe de Luan, Geromel e companhia. O jogo está marcado para o próximo sábado, diante do Cruzeiro-RS, na Arena.

Gol por baixo da bairreira e falha da zaga

Um jogo complicado de poucas chances e muitos erros foi decidido por um gol de falta. Everton Alemão foi esperto. Bateu forte, rasteiro, baixo da barreira do Tricolor. Ela desviou e 'matou' o goleiro Bruno Grassi. Em seguida, um cruzamento da direita contou com falha de Mendonça e o segundo, de Bruno Jesus. O Grêmio, já pouco inspirado, acabou totalmente desestruturado. 

Gramado sintético deixa bola 'viva'

"Não estamos acostumados a jogar no sintético, dificulta", disse Matheus Henrique. "Nem tanto a bola, mas o calor no piso queima os pés", acrescentou Alisson. E assim o Grêmio se referiu ao piso sintético do estádio Passo D'Areia. A bola 'viva' com chão mais duro do que o coberto pela grama natural dificultou domínios e proporcionou uma série de falhas. Mais acostumados, os donos da casa sentiram menos os reflexos do piso artificial.

Chances claras 1 a 1, placar 0 a 0

No primeiro tempo, o placar foi 0 a 0. Mas em chances a igualdade colocou um de cada lado. O São José poderia ter feito um golaço com o zagueiro Bruno Jesus. Concluiu um cruzamento de escanteio de calcanhar e obrigou Bruno Grassi a uma difícil defesa. E do outro lado, o goleiro Fábio saiu errado e a bola ficou com Pepê. Ele tentou encobrir o camisa 1 rival e acertaria o gol não fosse Fábio Alemão, que cortou de cabeça.

Auxiliar de Renato Gaúcho participa do intervalo

Mesmo que o time de transição seja comandado por Cesar Bueno, o auxiliar do técnico Renato Gaúcho, Alexandre Mendes, participou do intervalo. Desceu das tribunas para o vestiário e passou instruções aos jogadores. A conduta foi diferente do primeiro jogo que a comissão principal acompanhou. Diante do Avenida, Renato esteve presente mas preferiu não descer e dar liberdade ao comandante do time inferior. 

Chuva, muita chuva

Se o problema do primeiro tempo foi o piso sintético e seu calor, a chuva chegou no segundo. E muito forte. Desta forma, a bola ficou ainda mais incontrolável e os lances de conclusão ainda mais difíceis. Sobraram erros de passe, domínio e quedas pelo chão de baixa aderência com grama artificial molhada. Aos 18 minutos, uma bola na trave em chute forte de Kelvin quase abriu o placar. 

FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ-RS 2 X 0 GRÊMIO

Data: 28/01/2018 (Domingo)
Local: estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Érico Andrade
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Andrezza Vanni Mocelin
Cartões amarelos: Balbino (GRE); 
Gols: Everton Alemão, do São José, aos 30 minutos do segundo tempo; Rafael Goiano, do São José, aos 34 minutos do segundo tempo; 

SÃO JOSÉ-RS
Fábio; Marcel, Rafael Goiano, Bruno Jesus e Dudu Mandai;  Everton Alemão, Guedes e Clayton (Igor); Matheusinho (Canhoto), Kelvin e Mateus Toto (João Pedro).
Técnico: Rafael Jaques

GRÊMIO
Bruno Grassi; Mádson, Paulo Miranda, Mendonça e Léo Gomes; Balbino (Rodrigo Ancheta), Matheus Henrique, Pepê, Lima (Dionathã) e Jean Pyerre (Isaque); Alisson.
Técnico: Cesar Bueno