Topo

Torcedora relata gesto obsceno de colorado a mulheres no estádio; veja

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

11/03/2018 20h11Atualizada em 11/03/2018 22h26

Um torcedor do Internacional foi filmado fazendo um gesto que remete ao sexo oral dentro do estádio Beira-Rio momentos antes do clássico entre Grêmio e Internacional, neste domingo (11). Na imagem, o colorado aparece com as mãos em direção a boca e na região genital, provocando pessoas que estão em um nível acima.

O vídeo foi feito pela jornalista Juliana Palma, de 27 anos, que o publicou em suas redes sociais. Segundo ela, que é gremista e estava em um dos camarotes do Beira-Rio, o torcedor rival se dirigia a um grupo de mulheres, também gremistas, no camarote ao lado.

“Tinha umas gurias no camarote do lado, umas três ou quatro, bem guriazinhas, uns 20 ou 21 anos”, disse ela ao UOL Esporte. “O jogo não tinha nem começado. Elas estavam cantando músicas do Grêmio, e esse homem estava embaixo com os amigos. Ele começou a fazer o gesto, e eu fiquei brava. Ele parou e depois voltou de novo quando o Inter entrou em campo eu acho.”

Juliana, que se disse acostumada a frequentar estádios, afirmou que nunca tinha visto nesse ambiente uma provocação tão agressiva de homens em relação a mulheres torcedoras. “Piadinhas, cantadas, sempre tem, mas dessa forma agressiva foi a primeira vez que eu vi disse ela. As meninas não deram muita bola, mas eu fiquei indignada.”

Ao publicar o flagrante, a jornalista recebeu apoio de homens e mulheres e também críticas de quem achou que esse tipo de comportamento é normal e aceitável no meio da torcida. Ela torce para que o homem filmado fazendo os gestos seja punido de alguma forma.

“É um reflexo da nossa sociedade”, disse ela. “Não sei se existe algum tipo de punição que ele possa sofrer, mas espero que seja punido porque as mulheres têm direito de estar no estádio, têm o direto de curtir o futebol e o time que amam. Tá certo que ele poderia fazer isso também pros caras do time adversário, mas em se tratando de mulher tem que ter mais respeito. A gente sofre com isso o tempo inteiro.”

Procurado para comentar o caso, o Internacional afirmou que está trabalhando na identificação dos torcedores envolvidos no vídeo. 

Repórter é ofendida e agredida por colorado

No mesmo jogo, uma repórter da Rádio Gaúcha foi agredida por outro torcedor do Internacional. Também no Twitter, Renata Medeiros publicou um vídeo em que mostra o torcedor batendo em seu braço. A jornalista prestou queixa e recebeu a solidariedade de colegas de profissional e do Internacional.

Dentro de campo, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1 em clássico válido pelo Campeonato Gaúcho.