Topo

Grêmio lembra 2017 e pede respeito contra 'pequeno' na semi do Gauchão

No ano passado, Grêmio entrou como favorito e parou no Novo Hamburgo na semifinal - Jeferson Guareze/AGIF
No ano passado, Grêmio entrou como favorito e parou no Novo Hamburgo na semifinal Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/03/2018 04h00

Campeão, badalado e com dois jogos para garantir presença na final do Campeonato Gaúcho. Parece o roteiro de agora, mas foi assim que o Grêmio chegou a penúltima fase do estadual de 2017 e se deu mal. A eliminação para o Novo Hamburgo, no ano passado, é uma lição que não sai da cabeça de vários jogadores do Tricolor. Por isso, a palavra atual às vésperas do confronto com o Avenida-RS é concentração.

No ano passado, o Grêmio empatou os dois jogos contra o Novo Hamburgo e foi eliminado nos pênaltis. O time do Vale dos Sinos, depois, acabou sendo campeão gaúcho diante do Inter.

Agora, o desafio é contra o Avenida-RS. A equipe de Santa Cruz do Sul não chega à semifinal como o Novo Hamburgo - destaque na fase de classificação de 2017. Mas ganha respeito.

"Não tem jogo jogado, não é discurso da boca para fora. Ano passado, fomos eliminados pelo Novo Hamburgo. Já temos exemplos suficientes para estar bem calejado. A gente falou no pós-jogo lá, agora à tarde: respeito total ao Avenida, chegou por méritos", disse Marcelo Grohe.

O fato de o Avenida já estar 'no lucro' também preocupa. A equipe do interior entrará sem pressão e possivelmente em busca do erro do Grêmio para aumentar o feito histórico.

"Eles entram como franco-atiradores. O que não pode é a torcida falar que já estamos na outra fase. Eu, o grupo e a diretoria respeitamos o Avenida. Nem sempre o melhor ganha e por isso devemos nos preocupar. Devemos respeitar e jogar. Temos uma pequena vantagem por jogarmos o segundo jogo em casa, algo que eu gosto", comentou Renato Gaúcho. "Se alguém acha que só pela técnica vamos passar, não vamos. Sei que eles vão jogar a vida em 180 minutos, é a chance deles. Pode ser que se torne fácil se minha equipe entrar com seriedade em campo", completou.

O Grêmio enfrenta o Avenida-RS, no jogo de ida da semifinal, neste domingo. A segunda partida entre os clubes ocorre na quarta-feira. Quem passar do confronto pega o ganhador do duelo entre São José-POA e Brasil de Pelotas na final do Gauchão 2018.