Topo

Renato e Kannemann são denunciados por 'forçar cartão' no Gauchão

Kannemann levou o terceiro amarelo no final do jogo contra o Avenida-RS, no domingo - Jeferson Guareze/AGIF
Kannemann levou o terceiro amarelo no final do jogo contra o Avenida-RS, no domingo Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/03/2018 19h28

Renato Gaúcho e Walter Kannemann irão a julgamento pelo cartão amarelo do zagueiro diante do Avenida-RS, no primeiro jogo da semifinal do Gauchão. A Procuradoria do TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) denunciou ambos por conduta antidesportiva. A entrevista do treinador, admitindo que pediu para o argentino 'forçar' a advertência foi usada como prova para abrir o processo. A pena pode chegar a seis jogos de suspensão.

Kannemann recebeu o terceiro amarelo no final do jogo em Santa Cruz do Sul, por retardar a cobrança de uma falta no campo de defesa do Grêmio. Com isso, está garantido em uma provável final do Campeonato Gaúcho. A denúncia, no entanto, pode mudar o cenário.

A Procuradoria do TJD-RS enquadrou o episódio no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) que fala em "Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". A punição varia de um a seis jogos de suspensão, mas também pode ser transacionada por advertência se o réu for primário.

Renato e Kannemann serão julgados individualmente. Ou seja, cada um pode pegar até seis partidas de gancho. O treinador, depois do jogo contra o Avenida-RS, confirmou textualmente a ordem para que o zagueiro buscasse o cartão amarelo.

"Pedi para o Kannemann fazer uns trabalhos especiais, era nosso único jogador pendurado, dei a ordem e ele tomou o amarelo", disse o treinador do Grêmio.

A denúncia foi apresentada no início da tarde desta terça-feira (27) e aguarda pauta para ir a julgamento. A tendência é que ela apareça na lista de casos a serem julgados na terça da próxima semana. O Grêmio joga contra o Avenida-RS, o segundo jogo da semifinal, nesta quarta-feira. A final do estadual será disputada a partir de domingo (1) e com a grande decisão em 8 de abril.