Topo

Com Suarez decisivo, Liverpool vence Arsenal e quebra tabus no jogo 850 de Wenger

Emmanuel Frimpong (esq.) disputa bola com Kuyt; ganês foi expulso e prejudicou o Arsenal   - Tom Hevezi/ AP Photo
Emmanuel Frimpong (esq.) disputa bola com Kuyt; ganês foi expulso e prejudicou o Arsenal Imagem: Tom Hevezi/ AP Photo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/08/2011 10h40

No comando do Arsenal desde 1996, o técnico francês Arsene Wenger completou 850 jogos à frente da equipe londrina na partida deste sábado contra o Liverpool. Em fase difícil, o Arsenal não conseguiu criar e perdeu por 2 a 0 após gols de Ramsey (contra) e Suarez. O resultado representou o fim de dois tabus, já que a equipe da casa nunca havia perdido dos “vermelhos” no Estádio Emirates, inaugurado em 2006, e também estava invicta diante dos rivais desde 2000.

A situação do Arsenal é complicada, já que além do mau futebol e das cobranças à Wenger a equipe ainda busca se adaptar à saída de seu ex-capitão Fabregas, negociado com o Barcelona, e tem pela frente jogos duros.O Arsenal enfrenta Udinese no meio da semana, pela fase classificatória da Liga dos Campeões, e o Manchester United no próximo fim de semana.

O time da casa começou na formação 4-3-3, com Walcott, Arshavin e Van Persie formando o ataque. O francês Nasri, que negocia sua transferência para o Manchester City, foi o responsável pela armação, sendo o único jogador do time a criar jogadas individuais de perigo durante a partida. Com contrato terminando ao final da temporada, Nasri pode ser negociado antes que saia sem o Arsenal receber qualquer compensação financeira.

No Liverpool a surpresa foi a ausência do uruguaio Suarez do time titular. O ataque foi formado por Downing e Carrol, com Kuyt compondo o meio e o melhor jogador da Copa América no banco até a metade do segundo tempo. Ao entrar, Suarez acabaria mudando a história do jogo. Gerrard, com lesão na panturrilha, também ficou de fora, e o brasileiro Lucas Leiva foi titular no meio de campo.    

O Arsenal começou o jogo pressionando, mas logo a posse de bola passou a ser cada vez mais do Liverpool. Aos 19 minutos, Carrol cabeceou para grande defesa de Szczesny. Nove minutos depois, Adam chutou com perigo da linha do meio de campo e quase surpreendeu o goleiro adversário.

A vitória no clássico foi o fim de um tabu que durava 11 anos para o clube. Havia uma expectativa grande por esse confronto porque os torcedores do Liverpool queriam ver a equipe vencer o Arsenal fora de casa há muito tempo. Felizmente o time jogou bem e garantiu o resultado. Isso dará mais confiança e força ao grupo que conta com vários jogadores que foram contratados recentemente.

Lucas Leiva, volante do Liverpool

Com Ramsey na função de Fabregas, o Arsenal pouco criava. Aos 30, Frimpong chutou de fora da área rasteiro e Reina jogou para escanteio. Cinco minutos depois, jogada individual de Nasri, que chutou para fora da entrada da área no melhor lance da primeira etapa.   

O segundo tempo teve somente a chuva como novidade, já que o panorama do jogo permaneceu. Domínio da posse de bola para o Liverpool, que no entanto criava pouco. Aos oito minutos, Carrol ajeitou e Kelly chutou na trave.

Aos 22, Van Persie chutou quase da pequena área e Reina salvou com o pé, jogando pra escanteio. Logo depois, o ganês Firmpong levou o segundo amarelo ao fazer falta em Lucas e foi expulso. O treinador Dalglish colocou então Suarez em campo, e sua equipe passou a ser mais incisa ofensivamente, parando nas boas defesas de Szczesny.

Meireles, que também havia entrado no segundo tempo, invadiu a área e tabelou com Suarez. O jovem Miquel, de 18 anos, foi tentar cortar, chutou em cima de Ramsey e a bola acabou morrendo em seu próprio gol. Gol contra.

Wenger ainda colocou o atacante Bendtner, mas a produção ofensiva do Arsenal permaneceu nula. Aos 45 minutos, Lucas armou jogada e achou Meireles na direita da área. O português rolou para Suarez, que entrou livre pelo meio e marcou seu segundo na competição, fechando o placar de 2 a 0. A equipe de Londres ainda não marcou no campeonato. Já o Liverpool conseguiu sua primeira vitória na competição, chegando aos quatro pontos na tabela de classificação.

ASTON VILLA VENCE COM GOL DE HESKEY E NEWCASTLE GANHA "DERBY'

Com participação em duas Copas do Mundo e duas Eurocopas pela seleção inglesa, o veterano atacante Emile Heskey segue fazendo seus gols pelo Aston Villa. Neste sábado ele ajudou sua equipe a bater o Blackburn ao marcar um dos gols da vitíoria por 3 a 1. No"derby do norte", o Newcastle venceu o rival Sunderland pela contagem mínima, com gol do zagueiro Taylor. Depois de brigar com Gervinho no jogo contra o Arsenal, Joe Barton novamente se envolveu em confusão, desta vez com Phil Bardsley, que após trocar empurrões com o brigão rival acabou recebendo o cartão amarelo e sendo expulso. A rodada teve ainda Swansea City 0 x Wigan 0 e Everton 0 X Queen's Park Rangers 1.