Topo

Árbitro inventa pênalti, Manchester perde muitos gols e só empata; Chelsea reage

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/11/2011 14h54

Um erro grotesco da arbitragem e a falta de sorte contribuíram para evitar a quarta vitória seguida do Manchester United no Inglês. Quando vencia por 1 a 0, o juiz Mike Jones inventou um pênalti para o Newcastle, que suportou uma incrível pressão (bola na trave e inúmeras defesas do goleiro) e arrancou empate por 1 a 1, no Old Trafford. Já o Chelsea reagiu após semana conturbada ao aplicar 3 a 0 no Wolverhampton.

Desta forma, o Manchester United não consegue colar no líder City. Soma 30 pontos, quatro atrás do primeiro colocado, que entra em campo neste domingo, diante do Liverpool e pode ampliar ainda mais sua folga na ponta da tabela. O Chelsea tem 25 pontos.

COM GOL BRASILEIRO, BORUSSIA VENCE CLÁSSICO CONTRA O SCHALKE NO ALEMÃO

  • REUTERS/INA FASSBENDER

    Aproveitando o mando de campo, o Borussia Dortmund não deu chances para o Schalke 04 no clássico deste sábado pelo Campeonato Alemão e venceu por 2 a 0, com gols de Lewandowski e do zagueiro brasileiro Felipe Santana. Com o resultado, o Bortmund assume provisoriamente a liderança da competição com 29, enquanto o Schalke 04 fica estacionado nos 25 pontos, na quarta colocação.

O duelo no Old Trafford reunia duas equipes que brigam pelas primeiras posições. Por isso, o equilíbrio predominou. O Newcastle tinha até maior posse de bola, porém não transformava em oportunidades de gol. Já o Manchester encontrou muitas dificuldades para passar marcação de uma das melhores defesas da atual Premier League.

Isso mudou um pouco aos 29min, quando Hernandez apareceu sozinho, mas bateu para fora. No lance seguinte, Krul fez um ‘milagre’ em finalização de Giggs. Mas não conseguia furar o bloqueio defensivo. Foi necessário um lance de sorte para sair em vantagem no marcador. Aos 4min da etapa final, Taylor tentou afastar um perigo e bateu em cima de Hernandez, que fez um gol ‘sem querer’.

O tento deu mais tranquilidade aos donos da casa. O brasileiro Fábio e Young quase aumentaram com apenas 10min. O Newcastle demorou a digerir o melhor momento do Manchester. Mesmo assim, chegou ao empate graças a um erro de arbitragem. Aos 16min, Ferdinand tirou a bola para escanteio sem fazer falta, mas o juiz viu falta do zagueiro e deu pênalti.

Demba Ba cobrou e igualou. Nervoso, o Manchester United partiu para cima. Aos 33min, Gutierrez foi expulso. Com um a mais, o time de Alex Ferguson encurralou o rival. O goleiro Krul realizou milagres, a bola bateu na trave, e o Newcastle chegou a evitar um gol quase em cima da linha. Apesar da pressão, o United não conseguiu ganhar em casa.

Chelsea vence e dá sobrevida ao técnico André Villas Boas

O time londrino não podia perder. Um novo revés poderia deixar a situação do técnico português André Villas-Boas insustentável. A semana havia sido frustrante. No domingo passado, perdeu em casa o clássico diante do Liverpool pelo Inglês. Dias depois, caiu diante do Bayer pela Liga dos Campeões. Ou seja, entrou pressionado.

Mas, desta vez, o Chelsea não decepcionou. Aliás, sua vitória sobre o Wolverhampton foi praticamente toda desenhada no primeiro tempo. Foi para o intervalo vencendo por 3 a 0, com gols de Terry, Sturridge e Mata. Ainda neste sábado, o Tottenham não desperdiçou a oportunidade de se aproximar da ponta. Venceu o West Bromwich Albion por 3 a 1 e chegou aos 28 pontos.