Topo

City reage após 1º revés com vitória sobre o Arsenal e manutenção da ponta

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

18/12/2011 11h50

O Manchester City precisava mostrar que já havia digerido o fim da invencibilidade no Inglês. Além disso, corria o risco de deixar a liderança, uma vez que, horas antes, o Manchester United bateu o QPR por 2 a 0. Mas o City ‘ignorou’ essa pressão, derrotou o Arsenal por 1 a 0 e manteve o primeiro lugar da Premier League.

A diferença entre os dois rivais permanece em dois pontos. O City soma 41 pontos, enquanto o Manchester United soma 39. O Arsenal, por outro lado, vê o fim de uma sequência de oito partidas sem derrota. Tem 29 pontos.

UNITED GANHA COM GOL NO 1º MINUTO

A vitória do Manchester United começou a ser desenhada no primeiro minuto, quando Rooney aproveitou cruzamento preciso de Valencia e, de peixinho, abriu o marcador. Aliás, o Manchester United foi melhor durante boa parte da etapa inicial. Aos 27min, Evans, sem goleiro, acertou o travessão.

O goleiro Cerny também fez belas defesas em finalizações de Welbeck, Valencia e Jones, evitando o segundo dos visitantes. Não bastasse isso, o QPR demonstrava muita fragilidade ofensiva. E o United tratou de definir a partida aos 10min do segundo tempo. Carrick carregou a bola e anotou um belo gol.

Como já era esperado, o City tomou a iniciativa da partida. E pressionou bastate. Aguero, aos 8min, perdeu um gol incrível. O Arsenal tinha poucos espaços e só conseguiu equilibrar com quase 20min. Apesar disso, o time de Manchester era mais perigoso.

O problema era a pontaria. Aos 40min, Aguero fez quase tudo certo. Saiu da marcação, mas bateu em cima do goleiro Szczesny. O City continuou ofensivo na etapa final. Desta vez, porém, a postura foi premiada. aos 7min, Silva aproveitou rebote de Szczesny e colocou os donos da casa à frente.

O Arsenal tentou reagir rapidamente. Aos 11min, Van Persie chegou a marcar, mas a arbitragem anulou porque o holandês estava impedido. Assim como na etapa inicial, o Manchester City criava as melhores chances. Aos 17min, Balotelli não conseguiu alcançar passe de Nasri. Depois, aos 21min, Zabaleta acertou a trave e quase ampliou. No final, Hart fez um milagre e segurou a vitória.

Tottenham vence e volta ao 3º lugar; Liverpool mantém ascensão

Um gol do russo Pavlyuchenko, aos 16 do segundo tempo, deu a vitória para o Tottenham diante do Sunderland por 1 a 0. Não só voltou ao terceiro lugar, com 34 pontos, como minimizou a decepção pela precoce eliminação na Liga Europa.

Já o Liverpool alcançou seu segundo resultado positivo e mantém a recuperação no Campeonato Inglês. Jogando fora de casa, aplicou 2 a 0 no Aston Villa e subiu para 29 pontos. Seus gols saíram ainda no primeiro tempo, com Bellamy e Skrtel.

* Atualizado às 16h08