Topo

Chelsea perde pela 1ª vez no ano e deixa o G-4; Henry decide para o Arsenal

Do UOL, em São Paulo

11/02/2012 14h54

A fase anda mesmo ruim para o Chelsea, que amargou sua primeira derrota em 2012. Neste sábado, a equipe londrina perdeu por 2 a 0 para o Everton pela 25ª rodada do Campeonato Inglês. Com o resultado, os Blues deixaram a zona de classificação para a Liga dos Campeões.

O Chelsea completou seu terceiro jogo consecutivo sem vencer. Antes, a equipe londrina vinha de dois empates, contra Swansea City (1 a 1) e Manchester United (3 a 3). Como o Arsenal derrotou o Sunderland por 2 a 1 fora de casa, os Blues perderam seu lugar na zona de classificação da Liga dos Campeões.

O Arsenal chegou aos mesmos 43 pontos do Chelsea, mas leva vantagem sobre o rival nos critérios de desempate. As duas equipes, porém, seguem distantes do terceiro colocado Tottenham, que goleou o Newcastle por 5 a 0 e chegou aos 53 pontos.

Jogando diante de sua torcida, o Everton ficou em vantagem logo no começo da partida. Aos 4min, a defesa do Chelsea bobeou e Pienaar mandou a bola para as redes. A equipe londrina tentou reagir e explorou as jogadas pelas laterais. Já o Everton buscava encaixar um contra-ataque para ampliar o marcador.

Aos 26min, Mata cruzou rasteiro e Sturridge chutou forte por cima do gol, em lance de perigo para o Chelsea. Melhor em campo, o Everton praticamente não foi incomodado pelos visitantes.

Na segunda etapa, o panorama não mudou. O Everton chegou ao segundo gol aos 26min. Stracqualursi recebeu bom passe de Donovan, invadiu a área e tocou na saída de Cech para definir o resultado.

Após golear o Blackburn por 7 a 1 na rodada passada, o Arsenal tinha esperanças de se aproximar da briga por uma vaga na Liga dos Campeões. Elas se concretizaram nos instantes finais, com uma vitória por 2 a 1 de virada sobre o Sunderland nos acréscimos.

Os gols saíram na segunda etapa. Aos 25min, Mertesacker falhou e McClean aproveitou a bobeada para deixar o Sunderland na frente. O empate do Arsenal saiu aos 30min, em chute de Ramsey de fora da área. A bola bateu nas duas traves antes de entrar.

Quando o empate parecia ser o resultado final, Henry apareceu para dar a vitória ao Arsenal. Nos acréscimos, o atacante francês completou um cruzamento de Arshavin para dar a vitória aos Gunners.

Curiosamente, os gols da vitória do Arsenal foram marcados por jogadores que começaram a partida no banco de reservas. Henry ainda tem mais duas partidas pelos Gunners antes de retornar ao New York Red Bulls, que o emprestou ao time inglês. O atacante deve enfrentar Milan (Liga dos Campeões) e Sunderland (Copa da Inglaterra) antes de retornar para os Estados Unidos.

ROONEY VINGA EVRA, IGNORADO POR SUÁREZ, E MAN UTD VENCE CLÁSSICO

Não faltaram ingredientes para o clássico entre Manchester United e Liverpool pegar fogo. O jogo, disputado neste sábado pela 25ª rodada do Campeonato Inglês, marcou o reencontro entre Luis Suárez e Patrice Evra após o caso de racismo ocorrido no ano passado. Outro destaque ficou por conta da bela atuação de Wayne Rooney, autor dos gols da vitória por 2 a 1 dos Red Devils. Com o resultado, o Manchester United assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Inglês com 58 pontos. Os Red Devils torcem por um tropeço do Manchester City (57 pontos), que entra em campo neste domingo contra o Aston Villa fora de casa. Leia mais

MAIS UM CASO DE RACISMO NO FUTEBOL INGLÊS

O lateral-direito Micah Richards, do Manchester City, encerrou sua conta no Twitter depois de ter sido alvo de ofensas raciais. De acordo com a imprensa britânica, o atleta foi ofendido na rede social em novembro do ano passado. O caso está sendo investigado pela polícia local. Leia mais