Topo

Rooney vinga Evra, ignorado por Suárez, e dá vitória ao United em clássico com Liverpool

Suárez se recusou a cumprimentar Evra antes do clássico entr Man Utd e Liverpool - Jon Super/AP
Suárez se recusou a cumprimentar Evra antes do clássico entr Man Utd e Liverpool Imagem: Jon Super/AP

Do UOL, em São Paulo

11/02/2012 12h37

Não faltaram ingredientes para o clássico entre Manchester United e Liverpool pegar fogo. O jogo, disputado neste sábado pela 25ª rodada do Campeonato Inglês, marcou o reencontro entre Luis Suárez e Patrice Evra após o caso de racismo ocorrido no ano passado. Outro destaque ficou por conta da bela atuação de Wayne Rooney, autor dos gols da vitória por 2 a 1 dos Red Devils.

No primeiro turno, as duas equipes protagonizaram um clássico quente. A partida, disputada no estádio Anfield, terminou empatada por 1 a 1, mas ficou marcada por um episódio de racismo. O atacante Luis Suárez, do Liverpool, fez ofensas ao defensor Patrcie Evra, do Manchester United. O uruguaio foi suspenso por oito partidas.

Nas arquibancadas do estádio Old Trafford, torcedores do Manchester United exibiram faixas de apoio a Evra. A expectativa ficou por conta do usual cumprimento entre os jogadores antes do pontapé inicial.

FERGUSON CRITICA ATITUDE DE SUÁREZ

  • Nigel Roddis/Reuters

    Ferguson se irritou com atitude de Suárez por não cumprimentar Evra antes do clássico deste sábado. "Ele é uma vergonha para o Liverpool. Não deveriam permitir que certos jogadores pudessem jogar pelo clube de novo", disse o treinador. Leia mais

Se alguém esperava pelo fim da polêmica, o caso ganhou mais um capítulo. Evra esticou a mão para cumprimentar Suárez, mas o uruguaio se recusou a cumprimentá-lo. Rio Ferdinand, companheiro do francês no Manchester United, ignorou o atacante na sequência.

Além desta polêmica, a rivalidade entre as duas equipes também aumentou. No fim de janeiro, o Liverpool ganhou por 2 a 1 do Manchester United em casa, pela quarta fase da Copa da Inglaterra, e eliminou o rival da competição.

Com o resultado, o Manchester United assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Inglês com 58 pontos. Os Red Devils torcem por um tropeço do Manchester City (57 pontos), que entra em campo neste domingo contra o Aston Villa fora de casa. Já o Liverpool, com 39, complica sua situação na briga por uma vaga na Liga dos Campeões.

O jogo

A primeira boa chance da partida foi dos visitantes. Aos 9min, Glen Johnson encontrou espaço e chutou colocado; a bola passou perto da trave. Após o susto inicial, o Manchester United tomou o controle do jogo, mas encontrava dificuldades para finalizar com perigo.

Em sua melhor oportunidade na etapa inicial, o Manchester United quase abriu o placar aos 30min. Giggs fez boa jogada pela esquerda e cruzou; na pequena área, Scholes cabeceou e Reina fez uma defesa difícil. O clima tenso do clássico ficou comprovado pouco antes do intervalo.

A REVOLTA DE RIO FERDINAND

  • Eddie Keogh/Reuters

    Rio Ferdinand teve bons motivos para ignorar Luis Suárez. Além das ofensas ao seu companheiro de equipe Patrice Evra, o zagueiro do Manchester United viu seu irmão sofrer um caso parecido. Anton (na foto à direita), que joga no Queen’s Park Rangers, teria sido ofendido por John Terry, zagueiro do Chelsea, com insultos de cunho racista. O episódio fez Terry perder a braçadeira de capitão da seleção inglesa e culminou com a saída do técnico Fabio Capello do English Team.

Em uma arrancada, Suárez deixou Evra para trás. Na sequência, Ferdinand desarmou o atacante, que caiu no chão e reclamou de uma falta. O árbitro nada marcou e a torcida dos donos da casa não perdoou o uruguaio, que foi para os vestiários reclamando bastante.

A confusão não parou por aí. De acordo com a Sky Sports, Evra teria tentado falar com Suárez quando os jogadores das duas equipes estavam no túnel para os vestiários. Outros jogadores se envolveram e houve uma discussão, com a necessidade de intervenção de seguranças para tentar acalmar os ânimos.

No segundo tempo, o Manchester United precisou de menos de cinco minutos para ficar em situação confortável. Logo a 1min, Giggs cobrou escanteio, Henderson não conseguiu afastar e Rooney completou para as redes. Três minutos depois, os Red Devils ampliaram.

Após um erro de Spearing na saída de bola, Valencia deu bom passe para Rooney tocar por entre as pernas de Reina. Um belo presente para o atacante comemorar seu 350º jogo com a camisa do Manchester United.

Rooney ainda foi às redes aos 12min, mas o lance foi invalidado – Evans cometera falta em Spearing. No minuto seguinte, ele desperdiçou grande chance de ampliar ao mandar a bola para fora.

Quando o Manchester United parecia dominar a situação, o Liverpool colocou pressão. Para deixar a torcida dos Red Devils ainda mais brava, Suárez diminuiu aos 35min. Adam cobrou falta, a bola bateu em Ferdinand e o uruguaio aproveitou o vacilo para marcar.

O Liverpool ensaiou uma reação, mas o Manchester United manteve a calma e assegurou a vitória, que lhe permite dormir na liderança da Premier League. Agora, resta aos Red Devils secar o rival Manchester City.

Logo após o apito final, Evra comemorou a vitória com a torcida do Manchester United, a poucos metros de Suárez – que deixava o gramado. Para evitar mais confusões, o francês ainda ficou em campo e foi o último a ir para os vestiários.

CASO DE RACISMO MARCOU CLÁSSICO NO 1º TURNO DO INGLÊS

O atacante Luis Suárez, do Liverpool, suspenso por oito partidas por comentários racistas contra o francês Patrice Evra, pediu desculpas nesta quinta-feira, mas sem chegar a pedir perdão ao jogador do Manchester United. O Liverpool anunciou na terça-feira que aceitava a suspensão de Suárez por ter chamado Evra de "negro", mas no mesmo dia o jogador divulgou um comunicado no qual se declarava inocente da acusação de racismo. Em uma nova nota divulgada nesta quinta-feira, Suárez afirma: "Nunca, jamais, usei esta palavra de forma depreciativa e, se ofendi alguém, então peço desculpas por isto". Leia mais

MAIS UM CASO DE RACISMO NO FUTEBOL INGLÊS

O lateral-direito Micah Richards, do Manchester City, encerrou sua conta no Twitter depois de ter sido alvo de ofensas raciais. De acordo com a imprensa britânica, o atleta foi ofendido na rede social em novembro do ano passado. O caso está sendo investigado pela polícia local. Leia mais