Topo

Chelsea evita eliminação no sufoco, mas "clone" de Mourinho segue ameaçado

André Villas-Boas orienta os jogadores; técnico está sob pressão no comando do Chelsea - Ian Kington/AFP
André Villas-Boas orienta os jogadores; técnico está sob pressão no comando do Chelsea Imagem: Ian Kington/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/02/2012 12h24

O Chelsea teve de suar muito para não ser eliminado neste sábado da Copa da Inglaterra. Em casa, o time voltou a jogar mal e suou para empatar com o Birmingham por 1 a 1, levando a decisão para uma segunda partida. Pressionado, André Villas-Boas, técnico do time azul, viu a torcida gritar o nome do seu mentor José Mourinho, ídolo da equipe.

O resultado não abafa a crise no Chelsea. O time é o quinto no Inglês e pode não conseguir vaga para a Liga dos Campeões no ano que vem. Durante a semana, o português Villas-Boas deu mostras de que o clima é dos piores na equipe, dizendo que os jogadores “não precisam aprovar o projeto” dele.

Neste sábado, os atletas não corresponderam e, de certa forma, podem ter dado razão às críticas feitas a Villas-Boas. Fernando Torres foi ineficiente no ataque, Raul Mireles não criou no meio-campo e a defesa ainda deixou que o Birmingham, da segunda divisão local, abrisse o placar com um gol de Murphy, aos 21 minutos do primeiro tempo.

Após um primeiro tempo decepcionante em que  Mata chegou a perder um pênalti, a TV inglesa fez questão de mostrar as reações de Villas-Boas, protagonista do jogo. Na arquibancada, Bruce Buck, presidente do Chelsea, também era figura fácil para as câmeras.

No segundo tempo, o português colocou Drogba em campo e a equipe da casa melhorou. Aos 17min do segundo tempo, Sturridge empatou com uma bela cabeçada após um cruzamento de Ivanovic. E foi só. Daí em diante, o Chelsea ainda tentou evitar o chamado “replay”, mas nem a entrada de Lampard evitou o empate.

OUTROS RESULTADOS DA COPA DA INGLATERRA

Everton 2 x 0 Blackpool
Milwall 0 x 2 Bolton
Norwich 1 x 2 Leicester

Agora, o clube londrino terá de visitar o Birmingham para decidir se segue na tradicional Copa da Inglaterra. No meio de semana, um outro desafio. O Chelsea terá pela frente o Napoli, pelas oitavas da Liga dos Campeões. Se for mal, praticamente deixa a Inglaterra sem representantes no torneio, já que o Arsenal levou 4 a 0 do Milan no primeiro jogo e está virtualmente eliminado.

O cenário todo é dramático para André Villas-Boas. O jovem português de 34 anos chegou ao Chelsea no início da temporada criando a expectativa de ser um novo Mourinho, de quem chegou a ser auxiliar no início da carreira. Só que o ex-técnico do Porto decepcionou, não conseguiu controlar os egos de seus jogadores e vem fazendo uma temporada decepcionante até o momento. 

LÍDERES VENCEM E COLOCAM PRESSÃO SOBRE O BAYERN NO CAMP. ALEMÃO

Jens Wolf/AFPOs dois Borussia colocaram pressão sobre o Bayern de Munique, que joga mais tarde neste sábado. O Dortmund, líder, conseguiu uma vitória importante em Berlim contra o Hertha, por 1 a 0. Os atuais campeões agora têm 49 pontos na tabela.

Já o Moenchengladbach visitou o Kaiserslautern e também conquistou os três pontos, com dois gols de Arango. Com isso, o time foi a 46 pontos e passou o Bayern, que precisa vencer o Freiburg para seguir perto dos líderes.

Veja a classificação e os outros resultados