Topo

Clássico inglês tem Van Persie herói, pênalti perdido e jogador desacordado

Van Persie estragou os planos do Liverpool e fez os gols da vitória do Arsenal em Anfield - EFE/Peter Powell
Van Persie estragou os planos do Liverpool e fez os gols da vitória do Arsenal em Anfield Imagem: EFE/Peter Powell

Do UOL, em São Paulo*

03/03/2012 11h43

Nos acréscimos, o Arsenal arrancou a vitória no clássico contra o Liverpool. O triunfo por 2 a 1 da equipe londrina se deve muito às atuações destacadas de Robin van Persie e Wojciech Szczesny. O primeiro fez os gols do triunfo dos visitantes; já o segundo defendeu um pênalti e fez outras intervenções precisas na partida, que abriu a 27ª rodada do Campeonato Inglês.

A vitória mantém o Arsenal na quarta posição do torneio, agora com 49 pontos. Já o Liverpool segue com 39 pontos e desperdiçou a chance de se aproximar da briga por uma vaga na Liga dos Campeões.

INGLÊS - JOGOS DE SÁBADO

Liverpool 1 x 2 Arsenal
Blackburn 1 x 1 Aston Villa
Manchester City 2 x 0 Bolton
Queen's Park Rangers 1 x 1 Everton
Stoke City 1 x 0 Norwich
West Bromwich Albion 1 x 0 Chelsea
Wigan 0 x 2 Swansea

O jogo foi marcado por um susto: logo no início do segundo tempo, o meia Mikel Arteta, do Arsenal, chocou-se com Jordan Henderson. O jogador ficou desnorteado e caiu no gramado. Desacordado, ele foi rapidamente atendido e retirado de campo de maca, usando uma máscara de oxigênio. Segundo os primeiros relatos, o atleta sofreu uma 'severa concussão' e foi levado a um hospital.

Antes do apito inicial, os donos da casa exibiram a taça da Copa da Liga Inglesa, conquistada na semana passada em decisão contra o Cardiff. Para o jogo de hoje, porém, o Liverpool não teve um de seus principais jogadores: o meia Steven Gerrard, lesionado.

Melhor em campo, o Liverpool teve excelente chance de abrir o placar aos 18min. Suárez tentou driblar Szczesny, mas foi derrubado pelo goleiro dentro da área. Kuyt chutou, mas Szczesny defendeu; o próprio Kuyt pegou o rebote e chutou novamente, mas o polonês espalmou.

O Liverpool não se abateu e foi às redes cinco minutos depois. Henderson cruzou da direita, Koscielny desviou e marcou gol contra. Aos 25min, Szczesny evitou o segundo ao defender o chute de Kuyt. Na sequência, Suárez acertou a trave. Quando os donos da casa tinham a partida sob controle, o Arsenal empatou.

Aos 31min, Sagna cruzou da direita e Van Persie, até então sumido no jogo, cabeceou firme para igualar. O Liverpool tentou reagir e quase ampliou aos 39min com Suárez. O uruguaio fez bela jogada, livrou-se da marcação e chutou no canto esquerdo; o goleiro do Arsenal espalmou. Nos acréscimos, a trave salvou Szczesny de novo.

Na segunda etapa, o Liverpool permaneceu por mais tempo no campo do Arsenal, mas teve poucas chances para marcar. Os visitantes, orem, tiveram a oportunidade de virar o placar aos 25min. Walcott chutou de primeira e o goleiro Reina defendeu com os pés.

O empate parecia ser o resultado definitivo do clássico, mas Van Persie mudou o rumo da partida com um golaço de voleio. Aos 47min, o holandês fez mais um para assegurar a virada e fechar o placar a favor do Arsenal. Foi o 25º gol de Van Persie no Inglês; ele ocupa a artilharia isolada da competição.

APÓS NOITADA EM BOATE DE STRIPTEASE, BALOTELLI MARCA E CITY VENCE

Pensou polêmica, pensou Mario Balotelli. Por pouco, o atacante do Manchester City não enfrentou o West Bromwich Albion. Tudo por conta de uma balada, digamos, 'animada': segundo o tabloide britânico The Sun, ele foi a um clube de striptease na sexta-feira. Balotelli quase foi barrado pelo técnico Roberto Mancini, mas foi escalado como titular. E ele correspondeu: fez um dos gols da vitória por 2 a 0, que manteve o time na liderança do torneio com 66 pontos.
LEIA MAIS SOBRE A VITÓRIA DO CITY
 

CHELSEA PERDE DE NOVO E TREINADOR VÊ SUA SITUAÇÃO SE COMPLICAR

A situação de André-Villas Boas se complicada a cada dia no Chelsea. O treinador, que já vinha pressionado pelos resultados pouco convincentes da equipe, viu o time londrino perder por 1 a 0 para o West Bromwich Albion. O resultado foi péssimo para as pretensões do Chelsea, quinto colocado do Inglês com 46 pontos – três a menos do que o Arsenal, atualmente dono da última vaga para a Liga dos Campeões.

ALEMÃO: BAYERN PERDE E BORUSSIA DORTMUND DISPARA NA LIDERANÇA

O Borussia Dortmund conseguiu, neste sábado, ampliar sua vantagem na liderança do Campeonato Alemão. A equipe venceu o Mainz por 2 a 1, chegou aos 55 pontos e abriu sete de diferença para o Bayern de Munique, que perdeu por 2 a 0 para o Bayer Leverkusen na 24ª rodada do torneio. O resultado negativo pode fazer o Bayern perder até vice-liderança para o Borussia Mönchengladbach (47), caso o rival vença o Nuremberg neste domingo.
SAIBA MAIS SOBRE A RODADA ALEMÃ

*Atualizada às 17h44