Topo

Homem posta comentário racista contra Muamba no Twitter e é preso, diz jornal

Muamba em ação pelo Bolton; jogador segue internado em estado grave após sofrer mal súbito - AP Photo/Matt Dunham
Muamba em ação pelo Bolton; jogador segue internado em estado grave após sofrer mal súbito Imagem: AP Photo/Matt Dunham

Do UOL, em São Paulo

19/03/2012 11h26

O estudante britânico Liam Stacey, de 21 anos, foi preso no último domingo, segundo o jornal inglês The Guardian, por postar comentários racistas sobre o jogador Fabrice Muamba, que sofreu um mal súbito e está internado em estado grave. Segundo a publicação, Stacey postou ofensas em seu Twitter, foi identificado por outros internautas e teve de passar a noite na cadeira.

Muamba é negro, nasceu na República Democrática do Congo e naturalizou-se inglês. No último sábado, ele sofreu um mal súbito quando defendia o Bolton contra o Tottenham, em jogo pela Copa da Inglaterra. Ele sofreu um infarto e segue internado em estado grave.

Logo após o lance chocante, Stacey teria usado o Twitter indevidamente. “LOL [expressão em inglês para algo como “rindo alto”. Fo... o Muamba. Ele está morto”, escreveu Stacey. Questionado por internautas, ele teria reagido com uma série de comentários racistas que ganharam repercussão.

Stacey teria tentado apagar os posts e até deletar sua conta para não ser incriminado pela polícia, que já estava em seu encalço. Antes de ser preso, ele mandou uma mensagem a um amigo explicando que havia “dito algo sobre Muamba que não devia” e que as pessoas o denunciaram, o que também frustrou a explicação dele de que seu perfil teria sido invadido por um hacker.

Stacey passou a noite de domingo na cadeia e foi liberado sob a condição de que não voltasse a utilizar a rede social. Na semana que vem, ele será julgado pelo mau comportamento online e pode ser preso novamente por racismo.

“Eu estava no bar quando eu ouvi o que aconteceu com o Muamba. Eu não sei porque eu postei aquilo. Eu não sou racista e alguns de meus amigos têm formação cultural diferente”, disse Stacey, tentando explicar a atitude.