Topo

Após sofrer ataque, Muamba ainda está em estado grave; Bolton cogita deixar torneio

Muamba, do Bolton, caiu desacordado durante a partida contra o Tottenham no sábado - Suzanne Plunkett/Reuters
Muamba, do Bolton, caiu desacordado durante a partida contra o Tottenham no sábado Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

19/03/2012 07h46

A situação do jogador congolês Fabrice Muamba, do Bolton, ainda é grave. O atleta de 23 anos continua internado na UTI e seu quadro inspira cuidados. De acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira, o meia se manteve estável. "Fabrice Muamba está estável, mas continua em estado crítico na unidade de tratamento intensivo do hospital London Chest. A família agradece a imprensa que comunicou que continuará respeitando a sua privacidade", diz o comunicado.

VEJA O VÍDEO DO ATAQUE DE MUAMBA:

Muamba sofreu um mal súbito durante a partida contra o Tottenham pela Copa da Inglaterra no último sábado. O jogador caiu desacordado em campo aos 41 min do primeiro tempo e o jogo foi suspenso. Os médicos tentaram reanimar o meia ainda no gramado e em seguida o encaminharam para um hospital na capital britânica.

A equipe médica que atendeu Muamba após o ataque afirmou que as próximas 24 horas seriam decisivas para o congolês e que ele iria permanecer sedado durante esse período.

Segundo o jornal inglês The Sun, o Bolton estuda abandonar a competição, já que os jogadores não querem voltar ao estádio do ataque de Muamba.

“Os jogadores não estariam de nenhum jeito aptos. O futebol é insignificante neste momento”, disse o técnico do Bolton Owen Coyle. O clube pretende divulgar sua decisão em 48 horas para a Federação Inglesa.

Shauna Magunda, noiva e mãe do filho de Muamba, mostrou esperança em sua página no Twitter. “Onde existe vida, existe esperança”, escreveu. Antes ela já tinha pedido para que todos continuassem rezando pelo atleta do Bolton. “Por favor mantenham as orações por Fabrice. Elas realmente ajudam, eu posso sentir isso”, postou.

Depois do que aconteceu com o jogador rival, o Tottenham anunciou nesta segunda-feira que os seus jogadores serão submetidos a uma nova avalição cardiológica, com o intuito de prevenir casos como o de Muamba.

O volante brasileiro Sandro, do Tottenham, revelou que os jogadores conversaram entre si sobre a necessidade de mais cuidado com os atletas. “A gente estava sentado no vestiário e conversando, como é que não fazem exames cardíacos todo ano. Só fazem quando você é contratado. Tem de fazer”, pediu.

No domingo, o jornal britânico The Guardian noticiou que o coração do atleta congolês ficou duas horas sem bater voluntariamente após o ataque. O jogador foi homenageado na rodada do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra. Antes do início de todas as partidas, torcedores e jogadores bateram palmas por um minuto com o intuito de mandar força para Muamba.

As homenagens para o jogador do Bolton continuaram. No estádio do clube, fãs levaram camisas, flores e vários pedidos de orações, torcendo pela recuperação do meia que foi revelado nas categorias de base do Arsenal.

*Nota atualizada às 10h42