Topo

Tevez volta com assistência e aplausos da torcida, e ajuda City a virar sobre Chelsea

Jogadores do City comemoram com Tevez gol contra o Chelsea pelo Inglês - Phil Noble/Reuters
Jogadores do City comemoram com Tevez gol contra o Chelsea pelo Inglês Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/03/2012 18h42

O Manchester City perdia para o Chelsea e se complicava no Campeonato Inglês com a larga distância para o rival United. Mas Carlos Tevez entrou em campo após seis meses, e a história do jogo mudou. O argentino foi pé quente, deu uma assistência e ajudou seu time a virar o placar por 2 a 1.

Tevez substituiu De Jong aos 20 minutos do segundo tempo e ganhou os aplausos da torcida. O atacante de 28 anos não disputava uma partida oficial desde o dia 27 de setembro. Na ocasião, discutiu com o técnico italiano dos 'Citizens' Mancini por ter se recusado a entrar em campo durante uma partida de Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique.

Após passar três meses na Argentina, decidiu voltar para a Inglaterra e pediu desculpas ao clube e aos torcedores. Foi perdoado. Tevez só voltou ao clube em fevereiro e desde então participou de duas partidas pelos reservas - em uma delas marcou contra o Bolton.

O resultado foi um alívio para o City. O time foi a 69 pontos e encostou no rival United, que lidera o campeonato com um ponto a mais. Já o Chelsea se manteve com 49 pontos e segue fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Os anfitriões começaram forte nos primeiros dez minutos do confronto, criando boas oportunidades com Yaya Touré, Nasri e Balotelli. Aos poucos o Chelsea foi equilibrando a partida, buscando atacar mais pelas laterais, principalmente pelo lado direito com Ramires e Bosingwa, que entrou no lugar de Ivanovic aos 20 minutos.

Os visitantes valorizam a posse de bola trocando passes na defesa e acabaram chegando ao gol.  Após cobrança de escanteio para o Chelsea na direita, a defesa do City tentou tirar com Barry. Cahill ficou com a sobra, finaliza, a bola bateu em Yaya Touré e enganou o goleiro Hart, entrando no canto esquerdo do gol.

No segundo tempo, o City tentou acordar e promoveu a entrada de Tevez no lugar de De Jong . A equipe passou a pressionar o adversário que se fechava na defesa e confiava na figura de Peter Cech no gol.

O City conseguiu o gol de empate quando Zabaleta tentou cruzamento para a área e Essien colocou a mão na bola. Agüero cobrou a penalidade no canto direito de Cech, que caiu para o outro lado e os donos da casa empataram a partida.

Aos 39 minutos, veio a virada com Tevez. O argentino tabelou com Nasri e deu um passei certeiro para o companheiro finalizar cruzado no canto esquerdo de Cech. A partir daí, o City se fechou na defesa, enquanto o  Chelsea trocava passes tentando furar o bloqueio. Mas o resultado de manteve inalterado, e a torcida em Manchester pôde comemorar.