Topo

City bate United no clássico de Manchester e assume ponta a duas rodadas do fim do Inglês

Kompany, do Manchester City, celebra após marcar seu gol no clássico com o United - Michael Regan/Getty Images
Kompany, do Manchester City, celebra após marcar seu gol no clássico com o United Imagem: Michael Regan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/04/2012 18h09

O Manchester City não repetiu a goleada de 6 a 1 do primeiro turno, mas a vitória magra por 1 a 0 sobre o Manchester United nesta segunda-feira, pela 36ª rodada, foi suficiente para recolocar a equipe na liderança do Campeonato Inglês a duas rodadas do fim do torneio. As duas equipes de Manchester somam 83 pontos, mas o City leva vantagem no saldo de gols (61 a 53).

Com o gol de Kompany, o time azul de Manchester tirou uma vantagem oito pontos em quatro jogos e depende só dos seus resultados para levantar a taça e quebrar um jejum de 44 anos. Agora, o City enfrenta o Newcastle fora e o QPR em casa nas duas últimas rodadas do torneio, enquanto o rival tem pela frente Swansea City em casa e Sunderland fora.

Como o empate não poderia ser considerado um mau resultado por conta da vantagem de três pontos, o United adotou uma tática mais defensiva durante o primeiro tempo. No começo, até avançou a marcação e pressionou o rival, mas logo o City se impôs e ficou com a bola na maior parte do tempo, mas criou poucas chances claras para marcar.

As principais tramas do time azul de Manchester eram feitas pela dupla Aguero e Nasri, sempre pelos lados do campo. Enquanto isso, Rooney estava muito isolado entre os zagueiros rivais e pouco pegou na bola.

O City também abusava dos cruzamentos para tentar marcar, mas sem sucesso por conta do ataque formado pelos baixinhos Tevez, Aguero e Nasri. Mas foi justamente desta maneira que o time saiu na frente já nos acréscimos da etapa inicial. David Silva mandou escanteio da área do United e o zagueiro Kompany subiu mais alto para cabecear para as redes, aos 46min.

A vitória recolocava o City novamente na liderança do Inglês pelo saldo de gols – o United assumiu a ponta na 28ª rodada.

Precisando do resultado, o United voltou do intervalo mais disposto a atacar, mas encontrou um rival bastante fechado na defesa e não criou nenhuma chance clara. Alex Ferguson tentou aumentar o poderio ofensivo com a entrada do atacante Welbeck, Valencia e Young, mas Roberto Mancini respondeu com o volante De Jong no lugar de Tevez.

Armado para o contra-ataque, o time azul foi mais perigoso e quase marcou duas vezes com Yayá Touré aos 27min e aos 36min. Clichy também quase matou o jogo. Na defesa, conseguiu segurar as investidas do rival e garantiu a importante vitória.