Topo

Terry falha duas vezes, Liverpool goleia e se vinga do Chelsea após perda de título

Liverpool se vingou de perda do título da Copa da Inglaterra para o Chelsea - Jon Super/AP
Liverpool se vingou de perda do título da Copa da Inglaterra para o Chelsea Imagem: Jon Super/AP

Do UOL, em São Paulo

08/05/2012 17h52

O Liverpool esperou apenas três dias para se vingar do Chelsea, seu carrasco na decisão da Copa da Inglaterra. Jogando em casa, os Reds deram o troco no rival em grande estilo nesta terça-feira. Em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Inglês, os donos da casa aproveitaram as diversas bobeadas da defesa adversária e golearam a equipe londrina por 4 a 1 no Anfield Road. John Terry teve papel decisivo no resultado da partida - o zagueiro do Chelsea falhou em dois gols.

No sábado, o Chelsea conquistou o título da Copa da Inglaterra ao derrotar o Liverpool por 2 a 1 no estádio de Wembley. A vingança dos Reds demorou pouco tempo. Embora apenas cumpra tabela no Inglês, a equipe acabou com as esperanças do Chelsea de se classificar para a próxima edição da Liga dos Campeões (via torneio nacional).

Com 61 pontos, o Chelsea não tem mais como alcançar o Tottenham, quarto colocado e atual dono da última vaga para a Champions. Se quiser disputar o torneio continental na próxima temporada, a equipe londrina precisa conquistar o título  - os Blues decidem a taça da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique no próximo dia 19. O Liverpool ocupa a 8ª posição do Inglês, com 52 pontos.

Fernando Torres também terá motivos especiais para querer esquecer o dia logo. O atacante fez seu primeiro jogo pelo Chelsea em Anfield desde que deixou o Liverpool e se transferiu para o clube londrino em janeiro do ano passado.

A vingança do Liverpool começou aos 19min de jogo. Em bela jogada pela direita, Luis Suárez passou a bola por entre as pernas de John Terry, foi até a linha de fundo e cruzou para trás; a bola bateu em Michael Essien, que marcou gol contra. Não era mesmo a noite de Terry. Aos 26min, o zagueiro escorregou e permitiu que Hendersen recebesse a bola e tocasse no canto do goleiro Turnbull. Foram necessários apenas três minutos para sair o terceiro, em cabeçada de Daniel Agger após cobrança de escanteio.

A zaga do Chelsea parecia atordoada. O time londrino só não foi para os vestiários com um resultado ainda pior porque o belo chute de Downing acertou o travessão aos 41min. Nos acréscimos, Ivanovic derrubou Carroll dentro da área. No entanto, Downing errou a cobrança de pênalti e mandou a bola na trave.

No segundo tempo, o Chelsea esboçou uma reação logo no início. Aos 4min, Ramires desviou de cabeça uma falta cobrada por Malouda e diminuiu. O Liverpool, porém, aproveitou outra bobeada dos rivais para ampliar. Turnbull errou a saída de bola e deu um presente para Shelvey, que não teve dificuldades para chutar de longe, acertar o gol vazio e fechar a goleada. O Chelsea encerra sua participação no Inglês neste domingo, quando recebe o já rebaixado Blackburn. No mesmo dia, o Liverpool visita o Swansea City.