Topo

Arsenal continua sem levar gols e bate o Liverpool em clássico fora de casa

Lukas Podolski comemora gol do Arsenal no clássico contra o Liverpool pelo Campeonato Inglês - AP Photo/Jon Super
Lukas Podolski comemora gol do Arsenal no clássico contra o Liverpool pelo Campeonato Inglês Imagem: AP Photo/Jon Super

Do UOL, em São Paulo

02/09/2012 11h24

O clássico da manhã deste domingo pelo Campeonato Inglês valia muito. Liverpool e Arsenal tiveram inícios de campanhas bastante ruins, sem vencer uma única partida até essa terceira rodada. Mas as torcidas não ligaram para isso e lotaram o estádio Anfield, do Liverpool, com um público de quase 45 mil pessoas.

O Arsenal, que não havia marcado um único gol nas duas primeiras rodadas – dois empates por 0 a 0 -, desencantou. Com Podolski no primeiro tempo e Cazorla no segundo, a equipe bateu o Liverpool por 2 a 0, subiu algumas posições na tabela e deixou o Liverpool em situação delicada, com apenas um ponto. 

 

A partida começou com os adversários se estudando e apostando nos contra-ataques. Mas o Liverpool jogava em casa, e aos poucos foi dominando as ações e assumindo uma postura um pouco mais ofensiva. A defesa também era sólida e não permitia ao Arsenal encontrar muitas opções.

Mas aos 30 minutos da primeira etapa veio o balde de água fria para a torcida local.  Cazorla arrancou em velocidade pela intermediária e achou Podolski livre na esquerda; o alemão acertou um belo chute cruzado, sem chances para o goleiro Pepe Reina. Arsenal fez 1 a 0 e segurou esse resultado até o final do primeiro tempo.

A segunda etapa, como não poderia ser diferente, começou com domínio dos donos da casa. Logo aos 6 minutos, o uruguaio Luis Suárez pediu pênalti em lance duvidoso com o zagueiro Mertesacker, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. O contra-ataque continuava sendo a melhor arma dos Gunners, que quase ampliaram o marcador com Gibbs, aos 7 minutos, mas foi parado por Reina.

Súarez estava mesmo afim de jogo nos 45 minutos finais. Aos 11 minutos ele reclamou de outro pênalti, agora com a justificativa de que a bola teria batido na mão de Vermaelen. No lance seguinte, ele recebeu belo passe de calcanhar de Downing e chutou forte para o gol, mas a bola desviou na zaga e foi para escanteio.

Aos 22 minutos as esperanças dos torcedores do Liverpool por uma virada foram esvaziadas. O volante Cazorla fez boa troca de passes com Podolski e saiu sozinho no bico de pequena área para chutar forte e fazer o segundo gol do Arsenal. Reina ainda tocou na bola, mas não foi capaz de evitar que ela fosse em direção ao gol.

Nos minutos finais o Liverpool até tentou uma pressão, mas sem sucesso. Agora o Arsenal recebe o Southampton na próxima rodada e o Liverpool enfrentará o Sunderland fora de casa.