Topo

Com um a menos, Liverpool sofre virada do Manchester e segue sem vencer no Inglês

Lateral brasileiro Rafael (esq) marcou o gol de empate do Manchester no clássico inglês - REUTERS/Phil Noble
Lateral brasileiro Rafael (esq) marcou o gol de empate do Manchester no clássico inglês Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo

23/09/2012 11h25

Liverpool e Manchester United entraram em campo neste domingo em situações opostas para o maior clássico da Inglaterra. Enquanto os mandantes buscavam a primeira vitória na temporada, o Manchester tentava afundar ainda mais os rivais e evitar que o Chelsea abrisse grande vantagem no Campeonato Inglês.

Com a bola rolando, o Liverpool tomou a iniciativa mesmo após ter um jogador expulso, no final do primeiro tempo, e abriu o placar na segunda etapa. Com belo gol do brasileiro Rafael, o Manchester empatou e, em uma das poucas chances que teve, Valencia foi derrubado na área e Van Persie converteu o pênalti, selando a virada por 2 a 1.

O jogo

Os primeiros minutos de jogo foram concentrados no meio campo, com forte marcação das duas equipes. Até a metade do primeiro tempo, o Liverpool tinha 56% de posse de bola, mas havia criado apenas uma chance, em chute de Suárez bloqueado pela defesa visitante.

HOMENAGEM A HILLSBOROUGH

  • Nome dos 96 torcedores do Liverpool vítimas da tragédia de Hillsborough em 1989

  • Antes do jogo, o Anfield Road foi palco de homenagens às vítimas de Hillsborough. A torcida formou um mosaico com pedido de justiça e foram soltos 96 balões, representando as vítimas da tragédia.

    Pela homenagem, dirigentes do Manchester obrigaram todos os jogadores a cumprimentarem o atacante Luis Suárez, acusado de racismo por Patrice Evra na temporada passada.
  • VEJA CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO INGLÊS APÓS CINCO RODADAS

Ainda sem chances claras, o Liverpool continuou controlando os ataques do Manchester e o jogo começou a esquentar, com as duas equipes reclamando com a arbitragem. Aos 38 minutos, o Liverpool ficou com um jogador a menos.

Shelvey fez falta em Giggs, que o árbitro deu vantagem, e em seguida entrou duro em Evans, com um carrinho frontal, recebendo cartão vermelho direto. O jogador deixou o gramado reclamando e gesticulando para Alex Ferguson, técnico do Manchester.

Para o segundo tempo, o Liverpool voltou com Suso no lugar de Borini e, em dois minutos, o espanhol foi fundamental no lance do gol. Após jogada pela esquerda, a bola sobrou para Gerrard mandar de primeira no canto esquerdo de Lindegaard.

A comemoração da torcida não durou muito. Três minutos depois, o brasileiro Rafael descontou para o Manchester com um belo gol, após Kagawa ajeitar de peito para o lateral bater no canto direito do goleiro.

Mesmo com 10 jogadores, o Liverpool continuou indo pra cima, criando boas chances com Suárez e Suso. Em um raro contra-ataque, Valencia apareceu sozinho pela direita, demorou pra finalizar, até cair dentro da área. O árbitro viu pênalti de Johnson e Van Persie bateu no canto superior esquerdo de Reina, que ainda tocou na bola antes do gol.

Depois da virada, o Liverpool ainda teve uma chance de empatar com Kelly, que cabeceou à esquerda do gol de Lindergaard. Com o resultado, o Liverpool segue sem vencer no campeonato e termina a rodada na zona de rebaixamento. O Manchester mantém a diferença do Chelsea, líder, em apenas um ponto.