Topo

De ídolo a vilão, Van Persie faz gol e não comemora na vitória do United contra o Arsenal

Van Persie tentou não comemorar o gol que fez contra seu ex-time - KERIM OKTEN/EFE
Van Persie tentou não comemorar o gol que fez contra seu ex-time Imagem: KERIM OKTEN/EFE

Do UOL, em São Paulo*

03/11/2012 12h38

Robin Van Persie foi o nome do clássico inglês neste sábado. Logo na primeira vez em que defendia seu novo time contra o antigo, o holandês balançou a rede e criou a jogada que originou o segundo na vitória por 2 a 1 do Manchester United em cima do Arsenal. Se antes mesmo desse jogo ele já tinha a condição de ex-ídolo, depois deste sábado, o ódio de seus antigos torcedores só aumentou. 

Logo aos três minutos, os donos da casa começaram a construir a vitória. O brasileiro Rafael aproveitou a avenida deixada pelo ex-corintiano André Santos, avançou e deu cruzamento. Vermaelen afastou de maneira bisonha e deixou a bola nos pés justamente de Van Persie, que não pensou e finalizou para abrir o placar.

O Old Trafford explodiu, a torcida não parava de saudar seu ídolo relâmpago, mas o próprio jogador preferiu não comemorar. Parou metros depois de chutar, ergueu as mãos para sinalizar que não comemoraria e só voltou a se mexer de novo quando foi rodeado por seus colegas, especialmente por Rooney, que voou em cima de seu companheiro de ataque.

Rooney, aliás, voltaria a ser destaque por mais duas vezes ainda no primeiro tempo. O atacante conseguiu driblar o sol, dominar a bola e chutou forte, para boa defesa de Vito Mannone. Aos 45 minutos, o mesmo atacante voltou a duelar com o arqueiro, que levou ao melhor ao olhar a bola saindo pelo seu lado direito na batida de pênalti.

No 2º tempo, Vermaelen seguia como o ponto fraco da defesa do Arsenal, e o Manchester United seguia melhor em campo. Aos 20 mintuos, Van Persie recebeu ótimo cruzamento dentro da área, ficou cara a cara com Mannone e só não “comemorou” pela segunda vez pela ótima defesa de seu antigo companheiro.

Na batida de escanteio, no entanto, o baixinho Evra, de 1,75 m, subiu mais alto que a zaga adversária para cabecear, fazer o segundo do jogo e definir a vitória que que deixa o Manchester United na liderança, com 24 pontos, à frente do Chelsea, que tem 23 após empatar também neste sábado. O Arsenal segue em 6º, com 15 pontos. 

O jogo caminhava para o seu fim e Santi Cazorla fez um belíssimo gol, o mais bonito da partida. Ele recebeu na grande área, driblou dois adversários e chutou forte, no ângulo do Manchester United. O problema é que já era tarde demais para reagir. 

*Atualizada às 15h28