Topo

Com show de artilheiro, Manchester United é campeão Inglês pela 20ª vez

Van Persie marcou três vezes e ajudou os "Diabos Vermelhos" a levarem a taça - AFP PHOTO / PAUL ELLIS
Van Persie marcou três vezes e ajudou os "Diabos Vermelhos" a levarem a taça Imagem: AFP PHOTO / PAUL ELLIS

Do UOL, em São Paulo

22/04/2013 17h49

O Manchester United é novamente dono da Inglaterra. Nesta segunda-feira, os "Diabos Vermelhos" venceram o Aston Villa por 3 a 0 e conquistaram o Campeonato Inglês pela 20ª vez, consolidando-se ainda mais como maiores vencedores da história - o Liverpool vem na sequência, com 18 taças.

A nova taça veio com direito a partida antológica do atacante Robin van Persie, agora artilheiro da Premier League. Ele precisou de menos de dois minutos para deixar sua marca pela primeira vez: Valencia cruzou, o veterano Giggs ajeitou de primeira e o holandês, em cima da linha, só empurrou para as redes.

Cerca de dez minutos depois, saiu o tento mais bonito do jogo: de trás do meio-campo, Rooney disparou lançamento para van Persie, que completou com um lindo voleio para ampliar e levar a torcida à completa loucura no estádio Old Trafford, em Manchester (confira no vídeo abaixo).

Para completar o show, faltava o hat trick, expressão inglesa usada para o atleta que marca três vezes em um mesmo jogo: Giggs, mais uma vez, arrancou pelo lado esquerdo e rolou para van Persie guardar mais um, fechando a conta e chegando a 24 tentos anotados no Campeonato Inglês.

Depois do show no primeiro tempo, os "Diabos Vermelhos" apenas controlaram a partida na etapa complementar e jogaram em ritmo de festa até o apito final. O goleiro De Gea, que pouco trabalhou durante o jogo, ainda fez grande defesa após uma cabeçada quase na pequena área, ajudando a deixar a noite ainda mais perfeita para os torcedores da equipe vermelha.

VAN PERSIE FAZ GOLAÇO DE VOLEIO EM VITÓRIA DO MANCHESTER; ASSISTA

Com o resultado, o United assegura a taça com quatro rodadas de antecipação, já que seu grande rival, o vice-líder Manchester City, tem 16 pontos a menos, e, mesmo com um jogo de desvantagem, não conseguirá mais alcançar a ponta.

A nova taça conquistada pelo time de Sir Alex Ferguson, inclusive, mostra o domínio do Manchester United na era da Premier League (de 1992 até hoje) na Inglaterra. De 21 edições disputadas desde as mudanças nos moldes do campeonato, o atual campeão levantou a taça em 13 oportunidades.

O maior período sem títulos do United foi entre 2003 e 2006, quando Arsenal e Chelsea (duas vezes) conquistaram o troféu. Após o fim desta curta era, porém, os "Diabos Vermelhos" foram campeões três vezes seguidas, voltando a dominar o Campeonato Inglês.

A campanha atual, aliás, beira a perfeição: em 34 jogos, foram 27 vitórias, três empates e somente quatro derrotas. O saldo de gols, atualmente, é de 43 positivo.