Topo

Acusação de espionagem pode provocar "virada de mesa" no Campeonato Inglês

O lateral brasileiro Fabio (e) atua pelo Cardiff, da primeira divisa inglesa - GEOFF CADDICK/AFP
O lateral brasileiro Fabio (e) atua pelo Cardiff, da primeira divisa inglesa Imagem: GEOFF CADDICK/AFP

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

17/04/2014 17h00

Uma acusação insólita promete causar emoção extra na luta contra o rebaixamento na Premier League, a divisão de elite do futebol inglês: o Cardiff City entrou com recurso nesta quinta-feira pedindo os pontos da partida em que foi derrotado por 3 a 0 pelo Crystal Palace. A equipe galesa alega que foi vítima de espionagem do rival – o Palace teria obtido informações sobre a escalação do rival pelo menos 24 horas antes da partida de 5 de abril, em que o time de Londres venceu fora de casa e deu um passou decisivo para sair do Z-3 inglês.

O pivô da confusão é Ian Moody, que até novembro trabalhava como diretor de futebol do Cardiff. Demitido, ele foi contratado pelo Palace meses depois e, de acordo com um dossiê apresentado pela equipe galesa a um painel disciplinar da Premier League, enviou diversos “torpedos” para funcionários do clube pedindo a escalação para o jogo do início do mês.

O Cardiff diz ter provas de que a relação “vazou” para o rival e que a atitude de Moody vai contra o regulamento da Premier League no que diz respeito à boa fé e o fair play. Caso a reclamação seja acolhida e o Palace perca os pontos, o Cardiff subiria apenas da 19a para a oitava posição na tabela, mas com apenas quatro rodadas para o final da temporada, os três pontos poderiam ser vitais para a sobrevivência – o Palace ocupa a 11a posição e mesmo com uma punição ficaria pelo menos cinco pontos distante do Z-3.

“Fizemos uma queixa formal à liga porque acreditamos que houve uma séria violação do regulamento”, disse um porta-voz dos galeses, que alega ainda que o treinador do Palace, Tony Pulis, sabia que seu diretor de futebol buscava a informação privilegiada.