Topo

Liverpool abre 3 a 0, mas leva empate e ajuda City na briga pelo título

Do UOL, em São Paulo

05/05/2014 17h59

O Liverpool empatou com o Crystal Palace, nesta segunda-feira, por 3 a 3, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Inglês. Assim, o time até reassumiu a liderança do torneio, com 81 pontos, mas se complicou na briga pela taça na pontuação e também no saldo de gols, que pode ser o fator a decidir a competição no próximo final de semana. O jogo dramático teve até choro de Luiz Suárez ao apito final.

É que o Manchester City, agora vice-líder, tem um jogo a menos (36 x 37) e 80 pontos. Ou seja, se ganhar as duas partidas faltantes, e o Liverpool também triunfar na última rodada, termina o torneio na frente: 86 a 84. Se o City empatar na próxima quarta-feira, quando encara o Aston Villa em jogo adiado da 29ª rodada, e ambos triunfarem no domingo, os dois teriam 26 vitórias e decidiriam o título no saldo de gols. 

No momento, o Liverpool tem 50 de saldo, enquanto o City tem 59. Caso o time azul de Manchester vença o Aston Villa, apenas o 14° colocado, na próxima quarta-feira, em jogo adiado da 29ª rodada, o Liverpool entrará na partida derradeira com, pelo menos, nove gols de saldo a menos que os rivais.

Assim, o Inglês pode ser decidido das seguintes maneiras: se o City empatar contra o A. Villa, o Liverpool precisará vencer o Newcastle, 9° colocado, para ter a chance de título, pelo menos, no saldo; se ambos vencerem (e o City vencer o A. Villa), o City é campeão; a melhor chance do Liverpool é o City cair para o Aston Villa, aí precisaria de vitória simples contra o Newcastle. O City, em seu último jogo, encara o West Ham, 12°. 

Nesta segunda, o Liverpool até tentou aumentar seu saldo contra o Crystal Palace, fora de casa. Foram 18 chutes ao gol rival, contra apenas nove em sua meta. Mas só três bolas entraram.

Primeiro, com Joe Allen, de cabeça após escanteio, aos 17 minutos de jogo. Já na segunda etapa, Sterling acertou chute rasteiro de esquerda para aumentar aos 7 min., e logo depois, aos 9 min., o mesmo Sterling deixou Luis Suárez na cara do goleiro para aumentar para 3 a 0.

Só que, a partir de então, o time parou. Delaeny acertou chute de longe aos 34 min. para diminuir. Um minuto depois, Gayle aproveitou contra-ataque para colocar o Liverpool em situação desesperadora, mas ainda na frente em 3 a 2.

Só que, aos 43 minutos, Gayle novamente se viu car aa cara com o goleiro Mignolet. Não desperdiçou. Empate em 3 a 3 e choro de Luis Suárez.

O City iguala o número de jogos com o Liverpool na quarta-feira, às 15h30 - de Brasília. A última rodada terá todos os jogos no domingo, a partir de 11h  (de Brasília).

Philippe coutinho -  -
O brasileiro Philippe Coutinho, que tem esperança em ser a "surpresa" de Felipão na convocação da próxima quarta-feira, pouco atuou em sua última chance de se destacar. O técnico Brendan Rogers revelou que o brasileiro sentiu uma pequena lesão e por isso ficou no banco, entrando no 2° tempo.