Topo

Chelsea inicia Premier League com gol de Diego Costa e vitória de virada

Do UOL, em São Paulo

18/08/2014 17h52

Cada vez mais recheado de estrelas, o Chelsea estreou com goleada na Premier League 2014/2015. Em jogo disputado nesta segunda-feira contra o Burnley, time recém-chegado da segunda divisão, os Blues levaram um susto logo no início, mas não tiveram trabalho para virar a partida e fazer 3 a 1 no estádio Turf Moor.

Muito superior tecnicamente, com direito a iniciar a partida com Didier Drogba, William, Filipe Luis e Petr Chech, entre outros, no banco de reservas, o Chelsea contou com gols do campeão mundial Schürrle, do estreante Diego Costa e do lateral Ivanovic para construir a vitória que já o deixa na primeira colocação da tabela.

Fases do jogo: Melhor, impossível. Assim foi o início do confronto no estádio Turf Moor, que contou com um surpreendente gol do Burnley aos 13min, com Arfield acertando um belo chute da entrada da área depois de cruzamento após ‘linha burra’ do Chelsea. Porém, durou pouco a festa dos anfitriões. Diego Costa, aos 16min, finalizou forte após rebote da trave e marcou seu primeiro gol oficial pelos Blues, deixando tudo igual. O campeão mundial Schürrle virou aos 20min após passe magistral de Fábregas entre os zagueiros, e Ivanovic, aos 33min, fez o terceiro de cabeça depois de escanteio da esquerda.

Assim como na etapa inicial, o Burnley chegou a assustar no início do segundo tempo, novamente com Arfield, autor do gol. Mas dessa vez, Courtois mostrou reflexo e fez ótima defesa. E praticamente parou por aí os lances de perigo dos anfitriões. Desta vez, porém, o Chelsea não conseguiu chegar ao gol com tanta facilidade. Esbarrou na compacta defesa do Burnley e tocou a bola sem muita objetividade. Mas já era suficiente.

O melhor: Fábregas. Nem parecia que acabou de chegar ao Chelsea. Ex-Barcelona, o meio-campista espanhol mostrou-se bastante satisfeito dentro de campo e deu belos passes, entre eles um espetacular para o gol de Schürrle, o segundo dos Blues. Ainda cobrou o escanteio no terceiro.

O pior: Taylor. Pouco apareceu, até pela estratégia das duas equipes. Meia de ligação, não conseguiu construir jogadas a favor do seu time, e foi substituído na metade do segundo tempo.

Chave do jogo: Técnica. A qualidade dos jogadores fez toda a diferença. No início do jogo, o Burnley conseguiu assustar e até saiu na frente. Mas aos poucos, o time do Chelsea tomou conta do jogo e fez três gols em menos de 20 minutos. Depois, tirou o pé.

Para lembrar:

De volta.  O Burnley não disputava a Premier League desde a temporada 2009/10, quando foi rebaixado. Até aqui, o time, fundado em 1882, conquistou dois títulos da primeira divisão: em 1920/21 e em 1959/60.

Mudança. Número 11 na última temporada, Oscar ofereceu sua camisa ao recém-contratado Didier Drogba, ídolo do Chelsea, e acabou ficando com a 8, do lendário Frank Lampard, que deixou o clube inglês para acertar com o New York City, da MLS.

Bem servido. Petr Cech e Thibaut Courtois disputam a vaga de titular no gol do Chelsea desde que José Mourinho anunciou que o goleiro belga não seria mais emprestado. E nesta segunda-feira, Courtois desbancou o antes titularíssimo Cech e iniciou o jogo contra o Burnley. Bela disputa à vista.

1º gol e cartão bobo. Depois de marcar seu primeiro gol oficial com a camisa dos Blues, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa recebeu cartão amarelo depois de simular um pênalti, após entrada do goleiro adversário.