Topo

Balotelli estreia em casa, e Liverpool perde a segunda no Campeonato Inglês

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 15h23

Nem o primeiro jogo de Balotelli no estádio Anfield foi suficiente para encerrar a irregularidade do Liverpool no início da temporada 2014/2015 do Campeonato Inglês. Jogando em casa, a equipe do atacante italiano foi superada neste sábado (13) pelo Aston Villa, que fez 1 a 0 e saltou à segunda posição da competição nacional.

Um dos três invictos (os outros são o líder Chelsea e o Arsenal), o Aston Villa chegou a dez pontos e ultrapassou o Swansea, que perdeu para o Chelsea neste sábado. O time de Londres, primeiro colocado do Campeonato Inglês, tem 12 pontos em quatro jogos.

A campanha do Liverpool é bem mais claudicante. O time de Brendan Rodgers tem seis pontos em quatro partidas (duas vitórias e duas derrotas).

Neste sábado, o Liverpool teve mais de 70% de posse de bola. Só o brasileiro Philippe Coutinho finalizou seis vezes, mais do que todo o Aston Villa (cinco chutes). Nem assim, contudo, a equipe da casa conseguiu furar o bloqueio do rival.

Fases do jogo
Desde o começo do duelo, o Liverpool teve mais posse de bola e conseguiu manter as ações em sua intermediária ofensiva. O problema para os mandantes, nos primeiros minutos, era fazer a bola passar dessa região do campo.

O Aston Villa ainda não tinha criado nada aos 9min, quando aproveitou uma bola parada para abrir o placar. Senderos ganhou no alto após cobrança de escanteio, e Agbonlahor aproveitou a sobra para empurrar para as redes.

A partir disso, a diferença entre as propostas das duas equipes ficou mais evidente. O Liverpool atacava, e o Aston Villa tentava apenas os contragolpes.

Contudo, o Liverpool só conseguiu exercer real pressão sobre o Aston Villa quando o técnico Brendan Rodgers desfez a linha de três armadores. Após substituições de Lallana e Markovic, Philippe Coutinho teve mais liberdade. Isso foi fundamental para o time da casa ter pressionado nos minutos finais.

O brasileiro teve pelo menos quatro grandes lances para empatar. No melhor deles, aos 36min do segundo tempo, chegou a acertar a trave direita do Aston Villa.

O melhor: Agbonlahor. Não apenas pelo gol, mas o atacante do Aston Villa conseguiu enorme superioridade sobre o lado esquerdo da defesa do Liverpool. O camisa 11 foi a principal arma dos contragolpes da equipe visitante.

O pior: Balotelli. O Liverpool não criou muitas oportunidades para o centroavante italiano, é verdade, mas chamou atenção a falta de sintonia entre ele e o jogo. Em sua primeira apresentação diante da nova torcida, o camisa 45 participou pouco e quase não ofereceu perigo à defesa rival – foram apenas duas finalizações, ambas sem perigo.

Toque dos técnicos: É impossível avaliar qualquer estratégia ou proposta de jogo sem considerar que o gol do Aston Villa saiu aos 9min do primeiro tempo. Isso transformou os 81 minutos restantes em um confronto do ataque do Liverpool contra a defesa e os contragolpes da equipe visitante.

Montado num 4-3-3, o Aston Villa apostou num jogo vertical e em contra-ataques rápidos. O Liverpool tentou trocar passes no campo de ataque e abrir a defesa rival, mas ainda não encontrou sintonia na linha de armadores. Markovic, jogador que mais driblou na partida, foi um exemplo disso e não conseguiu criar associações com Philippe Coutinho e Lallana.

Para lembrar

Primeira impressão. O jogo deste sábado foi o primeiro em que o técnico Brendan Rodgers escalou o trio de armadores com Philippe Coutinho, Markovic e Lallana – os dois últimos foram contratados para esta temporada.

Primeira impressão II: Balotelli, outro reforço do Liverpool na última janela de transferências, também fez neste sábado a primeira partida diante da torcida do Liverpool. Ele estreou na equipe na rodada anterior do Campeonato Inglês, em vitória por 3 a 0 sobre o Tottenham.

Posse. O Aston Villa teve apenas 25% de posse de bola no jogo, o que diz muito sobre o andamento da partida. Em desvantagem desde o início, o Liverpool propôs a ação da partida.

Poupado. O atacante Sterling, um dos destaques dos dois últimos amistosos da seleção inglesa, não ficou sequer no banco de reservas neste sábado. O técnico do Liverpool, Brendan Rodgers, preferiu poupá-lo para evitar desgaste excessivo. “Obviamente, nosso planejamento tem de considerar todos os jogos que teremos pela frente”, disse o treinador antes do início da partida.

Na próxima semana. As duas equipes voltarão a jogar pelo Campeonato Inglês no próximo sábado. O Aston Villa receberá o Arsenal às 11h, e o Liverpool visitará o West Ham às 13h30 (nos dois casos, horários de Brasília).