Topo

Com três gols e recorde de Diego Costa, Chelsea vira e se isola na ponta

Diego Costa marcou sete gols nas quatro primeiras partidas no Campeonato Inglês - AFP
Diego Costa marcou sete gols nas quatro primeiras partidas no Campeonato Inglês Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 12h52

O Chelsea segue com 100% de aproveitamento na temporada 2014/2015 do Campeonato Inglês (agora são 12 pontos em quatro jogos) e agora está sozinho no topo da tabela. E se existe um grande responsável por isso, trata-se do centroavante Diego Costa. Foram dele os três primeiros gols da equipe londrina neste sábado (13), na vitória de virada sobre o Swansea por 4 a 2. Principal reforço contratado na última janela de transferências, o jogador oriundo do Atlético de Madri tem o melhor desempenho da história de um atleta nas quatro primeiras partidas na competição nacional.

Com os três gols deste sábado, Diego Costa chegou a sete nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Inglês. O número jamais havia sido atingido por outro jogador.

O jogo deste sábado também confirmou o bom início de outro jogador que o Chelsea contratou na última janela de transferências. O meio-campista Cesc Fàbregas, egresso do Barcelona, chegou a seis assistências nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Inglês (três delas para gols de Diego Costa).

Chelsea e Swansea eram os dois únicos times com 100% de aproveitamento na temporada do Campeonato Inglês. Graças a Diego Costa e Fàbregas, o time de Londres agora está isolado na ponta da tabela (com 12 pontos). A equipe do País de Gales, que só havia sido vazada uma vez na temporada, ficou estacionada nos nove.

Fases do jogo
Chelsea e Swansea ainda faziam um jogo truncado e de poucas oportunidades quando um erro de Terry mudou tudo. O zagueiro da equipe londrina marcou contra aos 11min do primeiro tempo, e isso alterou drasticamente a configuração da partida;

A partir do gol, o Swansea recuou as linhas de marcação e entregou totalmente a posse de bola ao Chelsea. No entanto, o time da casa errava demais e permitia contragolpes. Prova disso é que a equipe do País de Gales teve duas chances com Gomis (aos 14min e aos 18min) e uma com Routledge (aos 19min).

O Chelsea tinha mais volume, mas mostrava claro nervosismo e errava demais. Com isso, o Swansea parecia mais próximo do segundo gol. Aí apareceu Diego Costa. Aos 45min, ele empatou o jogo em cabeçada após escanteio cobrado por Fàbregas.

Foi novamente a conexão Fàbregas-Diego Costa que levou o Chelsea à virada. Aos 11min do segundo tempo, o meio-campista cruzou da esquerda para o centroavante completar de pé esquerdo.

O Chelsea já havia assumido totalmente o controle do jogo. Hazard e Ivanovic perderam boas chances para os donos da casa até os 22min do segundo tempo, quando Diego Costa aproveitou passe de Ramires e bateu de primeira para fazer o terceiro dele na partida.

A goleada do Chelsea parecia desenhada. Hazard perdeu mais uma chance, e Oscar e Ramires também finalizaram com perigo. Aos 36min, Oscar deu um passe para Remy marcar.

No entanto, o Chelsea arrefeceu depois do quarto gol. Shelvey fez o segundo do Swansea aos 41min, e o time visitante ainda teve duas oportunidades para marcar.

O melhor: Diego Costa. O jogador ainda não balançou as redes na seleção espanhola, mas segue sendo decisivo em clubes. Neste sábado, ele mostrou presença de área e resolveu quando o Chelsea estava em momento mais complicado.

O pior John Terry. O Swansea usou demais as costas dos laterais do Chelsea, e o zagueiro não conseguiu acertar a cobertura. Além disso, foi inseguro na marcação individual e marcou um gol contra.

Toque dos técnicos
Os dois times usaram o 4-2-3-1 como formação básica. Contudo, fez muita diferença a participação de Fàbregas no meio-campo do Chelsea. O jogador preencheu demais o campo, ajudou na marcação e teve liberdade para flutuar pelo ataque – sobretudo na direita.

O Chelsea encerrou o jogo com 56% de posse de bola, mas com 29 finalizações. O Swansea teve a posse em 44% do tempo, mas só conseguiu concluir 11 vezes.

A proposta de jogo do Swansea teve muita chance de sucesso. O time do País de Gales apostou em contragolpes, marcou o primeiro gol da partida e teve chance de consolidar a vantagem.

Para lembrar
Só a segunda.
O jogo deste sábado foi apenas o segundo na carreira em que Diego Costa marcou três gols. Ele só havia atingido a marca no dia 3 de abril de 2011, quando defendia o Atlético de Madri.

Só o quarto. Diego Costa é o quarto espanhol a marcar pelo menos três gols em um jogo do Campeonato Inglês. Antes dele, Jordi Gómez, Santi Cazorla e Fernando Torres (quatro vezes) haviam conseguido o feito.

Comparação. O início de Diego Costa e Fernando Torres no Campeonato Inglês, contudo, é incomparável. O brasileiro precisou de quatro jogos para chegar a sete gols na competição, e o espanhol só chegou a essa marca em 43 partidas.