Topo

Manchester arranca empate no último lance em clássico contra o Chelsea

Do UOL, em São Paulo

26/10/2014 15h54

Foi um replay do que aconteceu no clássico contra a outra equipe de Manchester. Assim como ocorreu contra o City, o Chelsea saiu na frente, recuou demais para segurar o resultado e acabou punido no fim da partida. Com gol aos 49 minutos, o United fez valer a insistência e arrancou o empate por 1 a 1, neste domingo (26), no Old Trafford, pela nona rodada do Campeonato Inglês.

As duas equipes perderam jogadores importantes para a partida. Lesionados, os recém-contratados Falcao García e Diego Costa foram vetados pelos departamentos médicos. O United ainda não teve Rooney, suspenso. O Chelsea também jogou desfalcado de Rémy, machucado. Melhor para Drogba, que ganhou uma chance entre os titulares e correspondeu com um gol. No fim, porém, brilhou a estrela de outro centroavante: Van Persie, que pegou rebote no lance derradeiro e garantiu o empate dos donos da casa.

Fases do jogo: As duas equipes fizeram um primeiro tempo extremamente equilibrado. O início foi truncado e de muitos passes errados dos dois lados, mas no fim da etapa inicial as chances finalmente apareceram. Van Persie, aos 33, e Drogba, aos 40, tiveram boas oportunidades de abrir o placar, mas pararam em grandes defesas dos goleiros.

A etapa final começou com pressão do Chelsea. Aos 6, Hazard saiu na cara do gol após bela tabela com Drogba, mas parou em grande defesa de De Gea. No lance seguinte, o marfinense subiu mais alto em cobrança de escanteio e abriu o placar.

Com a vantagem, o time londrino ‘estacionou o ônibus’ em frente à sua área e passou a segurar o resultado. O Manchester se lançou ao ataque e partiu para a pressão praticamente toda a etapa final. O goleiro Courtois fez o que pôde para evitar o gol, com direito a um milagre aos 50 minutos. A bola, porém, sobrou para Van Persie. Ele não perdoou e decretou o empate.

O melhor: Drogba – A forma pode não ser mais a mesma, mas Drogba mostrou porque é ídolo do Chelsea. Substituindo Diego Costa, o centroavante fez belas tabelas com Fábregas e Hazard e ainda mostrou faro de gol ao marcar de cabeça.

O pior: Rojo – Zagueiro do Manchester United fez de tudo para ‘entregar o ouro’. Péssimo na saída de bola, entregou passes nos pés dos adversários em diversos momentos e propiciou contra-ataques perigosos ao Chelsea.

Chave do jogo: Falta desnecessária no fim - O time londrino tinha tudo para sair com a vitória de Old Trafford. No último minuto, porém, Ivanovic se mostrou estabanado, cometeu falta na lateral da área e acabou expulso. Era a chance que o Manchester United precisava para jogar a bola na área e, na base da pressão, arrancar o empate.

Toque dos técnicos: Mais uma vez a tática de José Mourinho de 'estacionar o ônibus' na frente da área do Chelsea e tentar segurar o resultado não funcionou em um clássico. O time londrino, que vinha melhor na partida, recuou em demasia e permitiu a pressão do Manchester United em todo o segundo tempo. Acabou sendo fatal.

Para lembrar:

Próximo de acertar como novo reforço do Manchester United, o goleiro Victor Valdés foi ao Old Trafford para acompanhar a partida da equipe contra o Chelsea.

Nada de rivalidade entre os técnicos José Mourinho e Louis Van Gaal. Ao contrário do que aconteceu no clássico contra o Arsenal, quando trocou empurrões com Arsene Wenger, o português deu um carinhoso abraço no colega.