Topo

Diego Costa faz, e Chelsea vence o Liverpool em jogo com gol tecnológico

Do UOL, em São Paulo

08/11/2014 12h38Atualizada em 08/11/2014 17h47

O Chelsea continua implacável. Neste sábado, o líder do Campeonato Inglês visitou o Liverpool e venceu de virada, por 2 a 1, com um gol do artilheiro Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol. O jogo contou com o tira-teima da linha do gol, ajuda tecnológica que ficou famosa durante a Copa do Mundo de 2014 – que serviu para validar o gol do zagueiro Gary Cahill.

Com a vitória, o Chelsea disparou na liderança da competição, e chegou a 27 pontos. O Liverpool, que se mostra a cada dia mais dependente do uruguaio Luis Suárez, vendido ao Barcelona, permanece com 15 pontos. Diego Costa chegou a empatar com Sergio Agüero, com 10 gols, na artilharia do campeonato. Mas, no jogo da tarde, o argentino marcou os dois gols de sua equipe, o Manchester City, no empate por 2 a 2 contra o Queen´s Park Rangers. O City tem 21 pontos.

Fases do jogo

O jogo começou com bom lance daquele que mais tarde faria o gol do Liverpool: o volante alemão recebeu bola na entrada da área e bateu para o gol. A bola desviou na zaga do Chelsea e quase entrou. Uma pitada do que seria a partida.

Depois de mais duas boas jogadas dos donos da casa, Can mais uma vez arriscou de longe. Dessa vez, a bola desviou em Gary Cahill, do Chelsea, e entrou. Logo de início, os donos da casa saíram na frente.

Não demorou muito, porém, para que o Chelsea respondesse. Quando Diego Costa começava a acordar na partida, foi o zagueiro Gary Cahill quem apareceu para empatar. Após cobrança de escanteio, John Terry cabeceou para o gol e viu o goleiro Simon Mignolet fazer a defesa. Mas seu companheiro de zaga finalizou no rebote e marcou o gol, que só foi validado com ajuda da tecnologia da linha do gol – a mesma utilizada durante a Copa do Mundo de 2014. Mignolet defendeu a finalização de Cahill em cima da linha, mas deixou que a bola passasse por completo, por alguns centímetros. Gol do Chelsea.

Como em quase todos os jogos do Chelsea, Diego Costa provocou alguma confusão. Ele, que já havia se estranhado com Martin Skrtel na última data Fifa, na partida entre as seleções de Espanha e Eslováquia, também fez o clima esquentar em Anfield, com o zagueiro do Liverpool.

O segundo gol do Chelsea aconteceu no segundo tempo, quando o Liverpool parecia tentar crescer. Depois de excelente jogada do lateral esquerdo Cezar Azpilicueta, que invadiu a área do Liverpool, a bola sobrou para o artilheiro Diego Costa virar. Chutou forte, para o fundo das redes.

Depois, o Liverpool tentou responder, com bom volume de jogo, mas sem atingir o gol do Chelsea. Mario Balotelli teve atuação apagada.

O melhor: Nemanja Matic

O volante Sérvio funciona como ponto de saída para a defesa do Chelsea, e cumpre a função com maestria. Na partida, foi decisivo para organizar a equipe e começar as principais jogadas da equipe de José Mourinho. Parece saber exatamente o caminho que a bola deve fazer para que o time funcione. Como de costume, mostrou extrema precisão nos passes, curtos e longos. 

O pior: Mario Balotelli

Está jogando mal, e mais uma vez foi apagado. Pelo que se espera, como referência do ataque do Liverpool, não pode ter rendimento tão baixo. 

Os brasileiros

Philippe Coutinho fez bom início de jogo pelo Liverpool, e chegou a aplicar um belo chapéu em Cesc Fàbregas em jogada que resultou em passe que encontrou Balotelli em posição de impedimento. Mas os bons momentos do meia ficaram no primeiro tempo. No segundo gol do Chelsea, Coutinho foi um dos superados por Azpilicueta. Foi substituído no segundo tempo para a entrada do italiano Fabio Borini.

No Chelsea, Ramires e Oscar começaram a partida no time titular. O volante saiu no segundo tempo para a entrada do meia Willian, também da seleção brasileira. E foi ele quem mais se destacou, apesar de ter ficado menos tempo em campo. Teve extremo empenho na parte defensiva, por vezes atuando perto dos volantes. Felipe Luis, lateral esquerdo, entrou nos acréscimos.