Topo

Time inglês cria horta própria e tenta revelar jogadores chefs de cozinha

Jack Grealish é uma dos novos jogadores formados pelo Aston Villa - Divulgação/Aston Villa
Jack Grealish é uma dos novos jogadores formados pelo Aston Villa Imagem: Divulgação/Aston Villa

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 06h00

O Aston Villa levou ao pé da letra a ideia de “cultivar novos talentos”. Um dos mais antigos do futebol inglês, o clube tem a fama de revelar muitos jogadores, e agora decidiu apostar em uma nova forma de incentivar seus garotos: levando-os para a cozinha. Até um terreno foi comprado para que os atletas produzam os alimentos usados por eles.

A diretoria do Aston Villa comprou um lote de 4 mil metros quadrados atrás de seu lendário estádio, o Villa Park, onde o time manda seus jogos desde 1897. Lá, funcionários do clube e jovens jogadores se revezam na hora de plantar, cuidar e colher os vegetais.

O próximo passo é levar os garotos para a cozinha. Como muitos não conseguem emplacar no futebol e sequer viram profissionais, o clube aposta na diversificação da formação desses jovens, oferecendo curso de chef de cozinha dentro de sua grade curricular.

O projeto cresceu tanto recentemente que até garotos da comunidade local que sequer jogam pelo time começaram a trabalhar na plantação do Aston Villa. Eles recebem salário e aprendem a nova função.

Parte da produção é usada nas refeições de todos os funcionários do clube, incluindo os jogadores profissionais. Outra parcela é comercializada para hotéis e restaurantes, levantando recursos que bancam o salário dos garotos que lá trabalham.

A ideia nasceu de um clube que já tem 140 anos e longa história de revelar jogadores. Até 2011, segundo levantamento da SkySports, o Aston Villa era o time inglês que havia cedido mais jogadores para a seleção nacional, desbancando grandes clubes como Liverpool, Manchester United e Arsenal. A iniciativa destoa do hoje milionário futebol inglês, mas sua parte o Aston Villa está fazendo.