Topo

Com Dunga no estádio, Chelsea vence com golaço de Diego Costa

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 14h50

O placar pode não sugerir, mas o Chelsea massacrou o West Brom neste sábado ao vencer por 2 a 0 em partida válida pelo Campeonato Inglês. Massacrou porque teve 70% da posse de bola e fez, praticamente, um jogo de apenas um time. Foram 21 a chutes da equipe treinada pelo português José Mourinho contra apenas 5 dos adversários, que por enquanto conseguem fugir da zona de rebaixamento.

A vitória fez o Chelsea manter a disparada na liderança do Campeonato Inglês, agora com 32 pontos. E fez, também, com que o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa mantivesse a briga pela artilharia com o argentino Sergio Agüero, do Manchester City.  Diego Costa marcou seu 11º gol no torneio, e persegue a marca do rival, com 12 gols.

Quem esteve em Stanford Bridge, em Londres – casa do Chelsea – para assistir à partida foi o técnico Dunga, da seleção brasileira. Ele está na Europa em período de observação ao lado do coordenador de seleções Gilmar Rinaldi e outros membros da CBF. Dunga viu, de perto, Oscar e Willian fazerem bom jogo, e Ramires – entrou no fim – e Filipe Luis mais uma vez no banco de reservas.

Fases do jogo

O jogo começou em ritmo acelerado para o Chelsea por causa de Oscar. O meia brasileiro iniciou armando várias jogadas e, na primeira, quase deu um gol para o belga Eden Hazard. 10 minutos depois do apito inicial, o meia da seleção brasileira cruzou para Diego Costa. O atacante dominou no peito e finalizou, para fazer um golaço e abrir o placar.

Na sequência, Willian deu lindo passe para Hazard, que ajeitou para Oscar. O brasileiro chutou de fora da área e obrigou excelente defesa do goleiro Bem Foster, do West Brom.

A pressão do Chelsea se manteve até o meio do primeiro tempo, quando Fàbregas cobrou escanteio rasteiro para Hazard ampliar o placar. Depois disso, o ritmo foi mantido até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Chelsea descansou um pouco, talvez para poupar as energias dos jogadores para a partida contra o Schalke 04 (ALE), pela Liga dos Campeões, no meio de semana. O argentino Yacob, do West Brom, ainda foi expulso no fim do primeiro tempo para deixar a partida ainda mais tranquila.

O segundo tempo teve menos chances agudas do Chelsea, mas continuou exigindo trabalho do goleiro Bem Foster, que jogou muito bem apesar dos dois gols sofridos. 

O melhor: Oscar

O brasileiro deu excelente assistência para Diego Costa e criou as melhores chances do jogo. Ao deixar o gramado no segundo tempo, foi aplaudido pela torcida. 

O pior: Yacob

O volante argentino foi expulso direto após entrada dura em Diego Costa, ainda no primeiro tempo. Fez a tarefa difícil do West Brom, quando já estava 2 a 0, se tornar impossível.