Topo

Giroud decide contra vítima favorita, e Arsenal volta a vencer no Inglês

Do UOL, em São Paulo

13/12/2014 17h19

Nenhum time tem mais motivos para temer a presença do francês Olivier Giroud em campo no Campeonato Inglês do que o Newcastle. O atacante provou isso neste sábado (13) e anotou dois gols numa vitória do Arsenal por 4 a 1 em Londres.

Em cinco jogos contra o Newcastle, Giroud soma agora seis gols marcados. Nenhuma outra equipe levou tantos gols do francês em partida do Campeonato Inglês.

A vitória representou uma reação para o Arsenal, que havia perdido por 3 a 2 para o Stoke City na rodada anterior. Foi ainda mais importante para o técnico Arsène Wenger, que comanda o Arsenal desde 1996 e poucas vezes viveu tanta pressão. O time de Londres chegou a 26 pontos e manteve a sexta posição do Campeonato Inglês.

O Newcastle ficou estacionado nos 23 pontos e se manteve na sétima posição. Além disso, interrompeu mais uma vez um bom momento – na rodada passada, a equipe havia sido a primeira a bater o líder Chelsea na atual temporada do Campeonato Inglês.

Fases do jogo:

Superior desde o início, o Arsenal abriu o placar aos 15min do primeiro tempo. Após cruzamento de Alexis Sánchez da direita, Giroud tocou de cabeça.

O gol deu mais tranquilidade ao Arsenal, que pôde trocar passes e controlar o ritmo do jogo. Isso diminuiu o número de oportunidades da partida, e o segundo gol só saiu aos 9min do segundo tempo. Cazorla recebeu cruzamento da esquerda, limpou Coloccini para o fundo e tocou cruzado, com categoria.

Quatro minutos depois, Giroud voltou a balançar as redes. Bellerin cruzou rasteiro da direita, e o atacante completou com categoria para as redes.

O Newcastle chegou a iniciar uma reação aos 18min do segundo tempo, quando Perez marcou de cabeça, mas o Arsenal era superior. O time da casa teve controle do jogo em todo o tempo e chegou ao quarto gol aos 44min da etapa final, em pênalti cobrado por Cazorla, com direito a cavadinha.

O melhor: Giroud. O centroavante mostrou poder de decisão e teve papel fundamental para a vitória do Arsenal, que estava num momento conturbado da temporada.

O pior: Coloccini. O zagueiro argentino mostrou lentidão e não conseguiu acompanhar o setor ofensivo do Arsenal. Foi batido com facilidade sempre que ficou no um contra um.

Chave do jogo: A defesa do Arsenal funcionou. O time londrino é o segundo que mais levou gols de cabeça na atual edição do Campeonato Inglês (sete, número que só perde para os nove do Burnley). Entre os dez primeiros, apenas o Tottenham foi vazado mais vezes. Contra o Newcastle, porém, a retaguarda do Arsenal teve boa exibição.

Para lembrar:

100%. O Arsenal teve controle das ações, mas chutou apenas quatro bolas na direção do gol do Newcastle. Todas acabaram nas redes.

Quase 100%. Além dos seis gols em cinco jogos, a eficiência de Giroud contra o Newcastle chama atenção. Ele só precisou de oito finalizações para atingir a marca.

Sempre lá. Com a assistência deste sábado, Alexis Sánchez tem gols ou passes para gols em 11 das 15 rodadas do Campeonato Inglês.

Outros jogos:
Burnley 1 x 0 Southampton
Chelsea 2 x 0 Hull City
Crystal Palace 1 x 1 Stoke City
Leicester City 0 x 1 Manchester City
Sunderland 1 x 1 West Ham
West Bromwich 1 x 0 Aston Villa