Topo

Brasileiro Fernando brilha em jogo sob neve, e City vence na Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

26/12/2014 14h53

Um brasileiro foi fundamental para o Manchester City ter conquistado nesta sexta-feira (26) a sétima vitória consecutiva na temporada 2014/2015 do Campeonato Inglês. O volante Fernando, ex-Porto, anotou um gol e iniciou a jogada de outro num triunfo por 3 a 1 sobre o West Bromwich fora de casa, numa partida disputada com muita neve. O resultado manteve o City, vice-líder do certame, a três pontos do topo da tabela.

O Manchester City chegou a 42 pontos e se manteve em perseguição ao Chelsea, que tem 45 e lidera o Campeonato Inglês. Além disso, o time de Manchester conservou vantagem sobre o Manchester United, que bateu o Newcastle por 3 a 1 nesta sexta-feira, jogando em casa, e chegou a 35.

Fases do jogo: Fora de casa, o Manchester City conseguiu uma vantagem confortável logo no início do confronto com o West Bromwich. Em menos de 15 minutos, os visitantes já venciam por 2 a 0.

O primeiro gol nasceu numa combinação entre uma falha do goleiro Forster, que não segurou um cruzamento da esquerda, e a presença de área do volante brasileiro Fernando, responsável por mandar a bola para as redes aos 8min da etapa inicial. Aos 13min, Touré ampliou a vantagem ao cobrar pênalti sofrido por David Silva.

Mais consistente, o Manchester City dominou amplamente a etapa inicial. Aos 34min, a equipe visitante chegou ao terceiro gol em lance do brasileiro Fernando, que roubou uma bola no meio, carregou e lançou na direita para Navas. O espanhol cruzou rasteiro para o compatriota David Silva, que dominou e bateu com categoria.

A vantagem já parecia suficiente para o Manchester City diminuir o ritmo, mas o fator climático contribuiu para as emoções rarearem no segundo tempo. A etapa final foi disputada sob neve, a ponto de o gramado ter ficado tingido de branco em West Bromwich.

O melhor: Fernando. David Silva foi o principal articulador, sofreu um pênalti e anotou um gol, mas o brasileiro aliou força física a presença em diferentes setores do campo. No segundo tempo, quando a partida foi prejudicada pela neve, as ações dele foram mais relevantes.

O pior: Forster. Não deu nem tempo de o West Bromwich testar a proposta que havia montado para o jogo contra o Manchester City. Logo aos 8min, o goleiro cometeu falha bizarra e permitiu que os visitantes abrissem o placar.

Chave do jogo: A neve. A condição climática extrema impediu que a partida acontecesse normalmente no segundo tempo. E isso ajudou o Manchester City, que já havia construído vantagem. Prova disso é que o West Bromwich só conseguiu descontar num cruzamento e numa falha do goleiro Hart.

Toque dos técnicos: Manuel Pellegrini montou um time com cinco jogadores no meio-campo. Lampard foi armador, com Navas e Kolarov abertos e a dupla de brasileiros (Fernando e Fernandinho) na contenção. A proposta era barrar os laterais do West Bromwich e contragolpear, mas isso nem foi necessário. O City construiu vantagem logo no início e conseguiu aproveitar a formação para impedir que o rival criasse no meio-campo.

O West Bromwich foi obrigado a sair muito para o jogo, sobretudo no segundo tempo, mas a neve atrapalhou a proposta do técnico Alan Irvine. Ainda assim, a equipe da casa quase teve êxito numa blitz feita durante o segundo tempo.

Para lembrar:

Resultados do Campeonato Inglês na sexta-feira:
West Bromwich 1 x 3 Manchester City
Manchester United 3 x 1 Newcastle
Chelsea 2 x 0 West Ham
Burnley 0 x 1 Liverpool
Everton 0 x 1 Stoke City
Crystal Palace 1 x 3 Southampton
Leicester City 1 x 2 Tottenham
Sunderland 1 x 3 Hull City
Swansea 1 x 0 Aston Villa
Arsenal 2 x 1 QPR

Recorde. O meio-campista Gareth Barry atingiu nesta sexta-feira uma marca incômoda. O jogador do Everton tomou um cartão amarelo na derrota por 1 a 0 para o Stoke City e agora acumula 103 advertências, recorde da era moderna da Premier League.

Fim da seca. O outro time de Liverpool teve uma sexta-feira mais feliz. O Liverpool venceu o Burnley por 1 a 0 fora de casa, e o gol foi marcado por Sterling. Ele não balançava as redes no Campeonato Inglês desde 20 de setembro.

Pela ponta. O Campeonato Inglês ainda tem uma rodada a ser disputada em 2014, e duas equipes disputam o título simbólico de melhor desempenho do ano. Desde janeiro, Manchester City e Chelsea conquistaram 87 pontos.