Topo

Diego Costa faz golaço e Chelsea mantém vantagem na liderança do Inglês

Do UOL, em São Paulo *

26/12/2014 12h36

*Texto atualizado às 14h57

Quem viu Diego Costa atuar nesta sexta-feira contra o West Ham ficou com a sensação de que ele poderia ter sido muito útil defendendo a seleção brasileira na Copa do Mundo. Mas o atacante optou por se naturalizar espanhol no início do ano. Diego fez um golaço e infernizou a zaga rival, sendo o destaque do Chelsea na vitória por 2 a 0, pelo Campeonato Inglês.

Diego cortou três rivais antes de finalizar com êxito dentro da área, o segundo gol da partida. Agora são 13 gols de Diego Costa no Inglês, um a menos que o artilheiro do torneio, Sérgio Aguero, do M. City.

E o Chelsea mostrou por que lidera com folga o Campeonato Inglês. O time apresentou um futebol rápido e envolvente, não dando qualquer chance para o West Ham, maior surpresa da competição.

O West Ham iniciou a 17ª rodada na 4ª colocação. A equipe vinha de sequência de quatro vitória em cinco jogos.

Já o Chelsea chegou a 45 pontos em 18 jogos. Segundo colocado, o Manchester City também venceu na rodada (3 a 1 contra o West Bromwich) e, portanto, se manteve três pontos atrás do Chelsea.

Fases do jogo: O primeiro tempo foi movimentado. Com maior controle de bola (73%), o Chelsea envolveu o adversário com bonitas triangulações dos brasileiros Willian, Oscar e Diego Costa.

A insistência ofensiva do Chelsea surtiu efeito. Terry aproveitou bola desviada em cobrança de escanteio e empurrou para o gol, aos 30min. O Chelsea poderia ter saído do primeiro tempo com vantagem superior no placar.

Diego Costa foi premiado no segundo tempo. O brasileiro naturalizado marcou um golaço. Ele invadiu a área e fingiu que chutaria com o pé direito, tirando três marcadores no corte. Diego arrematou com o pé esquerdo, forte e rasteiro.

Com 2 a 0 no placar, o Chelsea continuou em cima, pressionando o rival. A festa ficou completa no Stamford Bridge quando o ídolo do Chelsea, Didier Drogba, entrou em campo nos minutos finais. 

O melhor: Diego Costa. Engana-se quem pensa que ele é meramente um atacante trombador. Diego mostrou neste jogo que tem velocidade, habilidade e ótimo faro de gol. Já virou ídolo da torcida do Chelsea.

O pior: Carrol. A principal esperança de gols do West Ham foi uma peça nula no ataque. A bola não chegou à área para o centroavante.

Estratégia dos técnicos: Mourinho encurralou o West Ham nos 45 min na tentativa de liquidar o rival o quanto antes. Para isso, o time teve 5 atletas atuando com postura ofensiva: Hazard, Fabregas, Willian, Oscar e Diego Costa. Pelo lado do West Ham, Sam Allardyce manteve Carrol preso na área, e Valencia se movimentando, na esperança de uma jogada decisiva.

Ironias a Mourinho: o West Ham rebateu com bom humor a uma declaração feita pelo técnico José Mourinho, do Chelsea, antes do jogo. O treinador declarou há quase um ano que o West Ham praticava um “futebol do século 19”, criticando o técnico Sam Allardyce pela postura defensivo.

Pelo Twitter, o West Ham publicou antes do duelo desta sexta uma charge em que uma pessoa comandando uma charrete chega ao estádio, com a mensagem #futeboldoséculo19.