Topo

City leva susto em casa, mas reage e vence Sunderland com gol de Lampard

City abriu 2 a 0 e cedeu o empate, mas reagiu e venceu com gols no segundo tempo - AFP PHOTO / LINDSEY PARNABY
City abriu 2 a 0 e cedeu o empate, mas reagiu e venceu com gols no segundo tempo Imagem: AFP PHOTO / LINDSEY PARNABY

Do UOL, em São Paulo

01/01/2015 14h53

O Manchester City fez sua parte nesta quinta-feira para embolar a briga pela liderança do Campeonato Inglês. Jogando no Etihad Stadium, o time comandado por Manuel Pellegrini derrotou o Sunderland por 3 a 2 e encostou no Chelsea na disputa pela primeira colocação.

A partida foi marcada pela pressão do City e por dois tempos distintos. Nos primeiros 45 minutos, um empate sem gols; depois, dois times ofensivos e cinco gols na partida.

Os donos da casa abriram 2 a 0 e deram a impressão de que poderiam decidir facilmente o jogo. No entanto, o Sunderland conseguiu o empate rapidamente. O City só venceu graças a um gol do experiente Frank Lampard.

Com o resultado, válido pela 20ª rodada do Campeonato Inglês, o Manchester City chegou a 46 pontos, empatando com o Chelsea - o time de Londres jogou mais tarde e perdeu para o Tottenham. O Sunderland tem 20 pontos e briga para se manter longe da zona de rebaixamento.

Fases do jogo: Jogando em casa, o City controlou as ações no primeiro tempo, marcando a saída de bola do Sunderland e pressionando o goleiro Pantilimon. Na primeira chance de perigo dos anfitriões, aos 20 min, David Silva aproveitou uma sobra de bola na área e arrematou, mas mandou para fora. Dez minutos depois, o espanhol arriscou de longe, obrigando o goleiro a espalmar para fora para manter o zero no placar.

A melhor oportunidade do Sunderland até então surgiu aos 40 min, em falta cobrada por Larsson no canto esquerdo, que obrigou Caballero a se esticar para mandar para escanteio.

A pressão azul-celeste permaneceu após o intervalo, e o gol não demorou a sair. Aos 11 min, Yaya Touré recebeu a bola na entrada da área e chutou forte, mandando a bola de curva para as redes de Pantilimon. Mais tarde, aos 20 min, Clichy cruzou rasteiro pela esquerda, e Jovetic tocou de letra para fazer 2 a 0.

Jogo decidido? Nada disso. O prejuízo acordou o Sunderland, que conseguiu sair da defesa para criar chances. Aos 21 min, Giaccherini avançou e chutou cruzado, parando em Caballero. Depois, aos 22 min, Rodwell aproveitou o cruzamento pela esquerda e cabeceou para as redes.

Diante de seu melhor momento no jogo, o Sunderland passou a pressionar, e chegou ao empate em um pênalti cometido por Zabaleta sobre Ricky Alvarez aos 25 min – Johnson cobrou e fez.

Com o jogo aberto, coube a Frank Lampard decidir a partida aos 27 min, aproveitando o cruzamento de Clichy para marcar de cabeça e recolocar o City em vantagem. De quebra, aos 30 min, o veterano meia apareceu na cara do gol, e só não fez o quarto gol dos anfitriões porque Pantilimon se esticou e evitou.

O melhor: Frank Lampard - Deixou o banco de reservas quando o time vencia por 2 a 1. Viu o empate do Sunderland, mas marcou o gol da vitória dos donos da casa.

O pior: Zabaleta - O Sunderland ofereceu pouco perigo para o City ao longo do jogo. Porém, quando foi exigido, o zagueiro foi estabanado e quase colocou tudo a perder.

Para lembrar: O Manchester City volta a entrar em campo no domingo (4), quando recebe o Sheffield Wednesday pela Copa da Inglaterra. No mesmo dia, também pela competição, o Sunderland hospeda o Leeds United.