Topo

Stoke City arma retranca e segura empate contra o Manchester United

Do UOL, em São Paulo

01/01/2015 12h34

Pode ser o primeiro dia do ano, mas o Campeonato Inglês não para. Na abertura de uma quinta-feira que vai ter todos os times em campo, o Manchester United empatou com o Stoke City fora de casa por 1 a 1. A partida foi disputada sob uma ventania muito forte, que chegou atrapalhar os jogadores em campo.

O grande mérito do Stoke, equipe mais fraca tecnicamente, foi a boa marcação, que conseguiu deter as investidas do time de Manchester. Os gols do jogo foram marcados pelo zagueiro Shawncross, do Stoke, logo no segundo minuto de jogo e por Falcao Garcia, pelo Manchester.

Com o empate, o Manchester United continua na terceira posição do campeonato, com 37 pontos, relativamente distante do Chelsea, líder, e do Manchester City, vice. O Sotke está no meio da tabela.

Fases do jogo. Jogando em casa, o Stoke começou de forma arrasadora e se valeu da sonolência dos adversários para abrir o placar logo ao 2min. Shawncross recebeu uma bola espirrada dentro da grande área e empurrou pra dentro, mesmo cercado por vários atletas do Manchester.

Em desvantagem, o time visitante conseguiu se organizar melhor e passou a dominar o jogo, embora tenha criado poucas chances efetivas de gol. O empate chegou pelos pés de Falcao Garcia na metade do primeiro tempo.

Muitas jogadas ofensivo morreram precocemente porque os jogadores erravam o tempo da bola, que corria mais rápido, empurrada pelo vento que castigou a partida.

No segundo tempo, o jogo mudou completamente e ficou mais aberto, com os dois times tendo chance de chegar ao segundo. Peter Crouch, atacante do Stoke, chegou a meter uma bola na trave e pediu a marcação de um pênalti depois que um bola tocou a mão de um atleta do Manchester dentro da área.

A equipes de Louis Van Gaal também teve oportunidades de marcar, mas a vitória não chegou. Os dois times ainda tiveram chances de marcar até o final, mas o empate persistiria.

O melhor. Peter Crouch. Com mais de 2 metros de altura, o atacante continua desengonçado, mas é um perigo para a defesa adversária.

O pior. Van Persie. O holandês foi quase nulo durante o primeiro tempo, tocando na bola apenas cinco vezes. Na segunda etapa ele apareceu mais, porém não o suficiente para ajudar seu time a vencer.

Chave do jogo. A retranca do Stoke, que foi capaz de deter os melhores jogadores adversários. Taticamente, o Stoke foi perfeito.

Para lembrar. O Manchester United está há dez jogos sem perder no campeonato, mas empates como os desta quinta fizeram o time ser ameaçado na tabela pelas equipes que vêm atrás.

Southampton derrota Arsenal

Jogando no St. Mary’s Stadium, o Southampton conquistou um importante resultado ao derrotar o Arsenal por 2 a 0 em confronto direto por vagas em competições europeias. Sadio Mané e Dusan Tadic marcaram os gols do time da casa, um em cada tempo.

Com a vitória, o Southampton foi a 36 pontos, na quarta colocação do Campeonato Inglês. O Arsenal vem em quinto, com 33.

(Atualizado às 15h06)