Topo

Tottenham impõe revés histórico a Mourinho e tira Chelsea da ponta isolada

Harry Kane marcou duas vezes e garantiu vitória do Tottenham em clássico - AP Photo/Kirsty Wigglesworth
Harry Kane marcou duas vezes e garantiu vitória do Tottenham em clássico Imagem: AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Do UOL, em São Paulo

01/01/2015 17h24

A torcida do Manchester City certamente fez festa ao fim do clássico desta quinta-feira entre Tottenham e Chelsea, válido pela 20ª rodada do Campeonato Inglês. Jogando em White Hart Lane, o Tottenham venceu de virada por 5 a 3, e tirou o rival de Londres da liderança isolada da competição.

Com o resultado desta quinta-feira, o Chelsea permaneceu com 46 pontos, empatado com o Manchester City na primeira colocação - os dois times empatam em pontos, saldo de gols (25), número de vitórias (14) e gols pró (44).

A derrota ainda foi a primeira de José Mourinho por mais de quatro gols à frente do Chelsea. O Tottenham é o quinto colocado do Inglês, com 34 pontos.

Fases do jogo: Com uma partida equilibrada, coube ao Chelsea abrir o placar aos 16 min do primeiro tempo, em chute de Hazard que pegou na trave – na sobra, Oscar bateu cruzado da esquerda, e Diego Costa desviou para as redes. O próprio Diego Costa quase ampliou aos 20 min, em nova jogada de Oscar e Hazard, mas o camisa 19 não alcançou. Oscar, aos 21 min, também teve sua oportunidade, e mandou para fora.

O time azul cresceu na partida, mas não demorou para dar espaços para o Tottenham chegar ao empate. Aos 29 min, Harry Kane arriscou de fora da área e mandou no canto do goleiro Courtois. A parti daí, o time de White Hart Lane começou a diminuir a desvantagem nas estatísticas, e conseguiu a virada.

Tudo caminhava para um empate no intervalo, mas o Tottenham marcou duas vezes no fim do primeiro tempo. Aos 42 min, Danny Rose aproveitou a bola na trave e mandou o rebote para o gol. Depois, aos 46 min, Gary Cahill cometeu pênalti sobre Harry Kane, e Andros Townsend converteu.

Após o intervalo, o Tottenham marcou mais um, e praticamente definiu o jogo: aos 7 min, Harry Kane se livrou da marcação de John Terry e mandou no canto esquerdo de Courtois. Batido, o Chelsea só conseguiu esboçar uma reação diante do erro de Fazio na saída de bola do Tottenham – Hazard roubou a bola, tabelou na entrada da área e bateu para o gol, fazendo 4 a 2 aos 17 min.

O Chelsea acordou e ameaçou complicar, mas sem sucesso. Aos 23 min, Hazard arrancou em velocidade pela esquerda, mas foi ao chão na entrada da área, em dividida com Fazio que a arbitragem mandou seguir. Depois, aos 30 min, Azpilicueta recebeu de Hazard e bateu cruzado, obrigando o goleiro Hugo Lloris a se esticar para fazer bela defesa.

Para acabar de vez com as chances do time de Stamford Bridge, Chadli recebeu o passe e bateu forte para fazer 5 a 2. John Terry ainda marcou aos 40 min, mas tarde demais para buscar um empate.

O melhor: Harry Kane - O jovem da base foi decisivo no jogo: marcou o gol do empate, sofreu o pênalti da virada e ainda voltou às redes.

O pior: Gary Cahill - A torcida do Chelsea terá pesadelos com a atuação da zaga no clássico desta quinta-feira. Terry esteve lento, enquanto Cahill não acertou o tempo de bola.

Para lembrar: Os times voltam a entrar em campo em seus compromissos pela Copa da Inglaterra. No domingo, o Tottenham visita o Burnley; no dia seguinte, o Chelsea hospeda o Watford.