Topo

Chileno Sánchez decide, e Arsenal vence Stoke City no Campeonato Inglês

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 13h24

Contratado do Barcelona em 2014 com status de principal aposta ofensiva do Arsenal, o chileno Alexis Sánchez tem mostrado aos poucos o porquê desse conceito. Neste domingo (11), ele anotou dois gols e foi decisivo mais uma vez em uma vitória da equipe londrina no Campeonato Inglês. Jogando no Emirates Stadium, a equipe da casa bateu o Stoke City por 3 a 0.

Sánchez chegou a 12 gols na temporada 2014/2015. O chileno também distribuiu seis assistências na atual temporada – nenhum outro jogador participou diretamente de mais do que 18 gols.

O desempenho de Sánchez tem sido fundamental para manter o Arsenal na briga pelas vagas em competições europeias. O time londrino chegou a 36 pontos neste domingo e se igualou ao Southampton, que tem uma partida a menos e está na zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões da Uefa.

O Stoke City, por outro lado, ficou estacionado nos 26 pontos. Com isso, distanciou-se da briga pelas vagas em competições continentais.

Fases do jogo: Começou cedo a participação efetiva de Sánchez no jogo. O chileno cruzou para a área aos 6min do primeiro tempo, e o zagueiro Koscielny completou de cabeça para colocar o Arsenal em vantagem.

O gol acabou com qualquer traço de nervosismo do Arsenal, que era melhor em campo. No entanto, o time da casa foi abalado por uma cena assustadora aos 12min, quando Debuchy colidiu com um adversário e teve de ser retirado de campo. O jogador chegou a gritar de dor no ombro direito.

Durante algum tempo, a lesão de Debuchy e as presenças ilustres na arquibancada - Thierry Henry e Robert Pirès, ex-jogadores do Arsenal, acompanharam a partida - foram as notícias mais chamativas do duelo.

Aí apareceu Sánchez novamente. Aos 33min do primeiro tempo, o chileno recebeu a bola na esquerda e anotou o segundo do Arsenal num forte chute.

Jogando pela esquerda, Sánchez era a principal arma ofensiva do Arsenal. Saíram dos pés dele as principais ações da equipe londrina no duelo. Foi o chileno que anotou, aos 4min do segundo tempo, o terceiro gol dos donos da casa.

A partir disso, o ritmo da partida caiu muito. Sobretudo depois que o técnico Arsène Wenger decidiu mexer na equipe. Aos 28min do segundo tempo, o comandante trocou o centroavante Giroud pelo meia alemão Özil. Com isso, Sánchez passou a atuar como centroavante e brilhou bem menos do que no restante da partida.

O melhor: Alexis Sánchez. Uma assistência e dois gols seriam suficientes para que o chileno fosse eleito destaque da partida, mas ele ainda contribuiu com as principais jogadas do Arsenal e levou enorme vantagem sobre a defesa do Stoke City no lado esquerdo.

O pior: Cameron. O lateral direito do Stoke City simplesmente não achou Sánchez em campo. Algumas das principais jogadas da partida aconteceram em falhas de marcação do defensor.

Toque dos técnicos: Wenger montou o Arsenal num 4-2-3-1, mas priorizou as ações pelo lado esquerdo. Oxdale-Chamberlain, armador titular no outro lado, teve função mais tática e foi menos incisivo.

O Stoke City também usou um 4-2-3-1, mas foi bem mais cauteloso. O técnico Mark Hughes não conseguiu encontrar espaços ou tirar a posse de bola da equipe da casa, que teve o dobro de finalizações (14 a 7).

Para lembrar:

Freguês. Arsène Wenger disputou oito partidas em casa contra Mark Hughes no Campeonato Inglês. Ganhou todas.

Muito freguês. A vitória deste domingo foi a 13ª consecutiva do Arsenal como mandante contra o Stoke City no Campeonato Inglês.