Topo

Arsenal derruba Manchester City fora de casa e ajuda o Chelsea

Do UOL, em São Paulo

18/01/2015 15h51

Manchester City e Arsenal fizeram o jogo que se espera de dois grandes do futebol inglês. A partida foi intensa, com qualidade técnica e cheia de emoção. No final, o Arsenal venceu por 2 a 0 encerrando a sequência de cinco confrontos sem ganhar do adversário. O resultado fez a alegria do Chelsea que lidera a competição com 52 pontos e viu o segundo colocado estacionar com 47 pontos.

Fases do jogo: A partida começou com os donos de casa comandando as ações e passando mais tempo com a posse de bola. O Arsenal escolheu marcar no campo de defesa e foi eficiente na proteção ao goleiro Ospina que não foi ameaçado. O andamento da partida mudou em tabela dos visitantes que terminou em pênalti de Kompany sobre Monreal. Cazorla partiu para a cobrança e não perdoou.

A vantagem deixou o Arsenal a vontade e o time controlou o primeiro tempo. Na volta do intervalo, o Manchester City começou em cima e o volume de jogo parecia que ia sufocar os adversários. A estratégia deixava campo para contra ataques caso o rival conseguisse escapar da marcação pressão que sofria no próprio campo.

Isto não aconteceu e foi a bola parada que decidiu a partida. Giroud aproveitou a bobeira da defesa do Manchester City e tocou de cabeça para as redes. O gol não diminuiu a vontade dos donos da casa que continuaram a rondar a área do Arsenal, mas sem conseguir marcar.

O melhor: Santi Cazorla (Arsenal) – Qualidade e muita vontade em campo. Cazorla foi aquele jogador que recompôs a marcação para segurar o poderoso ataque do Manchester City. Mas ele também foi primoroso na condução da saída de bola para desafogar os zagueiros em função do talento e o controle de bola. Além disso, deixou o dele de pênalti e deu a assistência para o segundo de Giroud.

O pior: Martin Demichelis (Manchester City) – O zagueiro argentino que não é unanimidade deu munição aos críticos. No começo do jogo, quando o City comandava a partida, foi em saídas erradas de bola dele que o Arsenal teve os melhores momento. Demichelis também estava no lance em que ninguém marcou e Giroud subiu sozinho para fazer o segundo gol do Arsenal.

Chave do jogo: Sair na frente fez toda a diferença para a vitória do Arsenal. A vantagem permitiu que o time continuasse com a estratégia de esperar o adversário em seu campo. A tarefa ficou mais fácil quando Giroud marcou o segundo.

Toque dos técnicos: Manuel Pellegrini não pode ser acusado de omissão nem de covardia. Quando o time perdia de 1 a 0 sacou o volante Fernandinho para entrada de Lampard. Após o gol de Giroud foi ainda mais ousado e trocou Navas por Dzeko

Para lembrar:

Importados: o jogo valia pelo Campeonato Inglês, mas havia cinco espanhóis em campos e três atletas nascidos na terra da rainha.

Volta a titularidade: recuperado depois de longo período afastado por lesão nos ligamentos do joelho em 6 de dezembro, o argentino Kun Agüero foi relacionado entre os 11 pela primeira vez pelo técnico Manuel Pellegrino. Havia dúvidas se o atacante aguentaria os 90 minutos, mas ele foi até o final.