Topo

Philippe Coutinho dá show, faz golaço e leva Liverpool à vitória sobre City

Do UOL, em São Paulo

01/03/2015 10h51

Quando Liverpool e Manchester City se encontram, os torcedores têm a certeza de um grande jogo. E neste domingo não foi diferente. Assim como ocorreu no confronto anterior, as duas equipes protagonizaram um duelo aberto e empolgante. No fim, brilhou a estrela do brasileiro Philippe Coutinho, que marcou um golaço e garantiu a vitória dos Reds por 2 a 1 pelo Campeonato Inglês.

Além dos dois gols da partida, foram outros dois anulados (ambos a favor do Liverpool), bola na trave, belas jogadas... Um grande jogo que expôs a grande fase do brasileiro Philippe Coutinho na Inglaterra. Além de fazer o gol da vitória, o meia chamou a responsabilidade, fez jogadas de efeito e participou de todos os lances de perigo dos donos da casa.

O Liverpool entra de vez na briga por uma vaga no G-4, mas quem sorriu com o resultado foi o líder Chelsea. Com seu jogo adiado nesta rodada, o time de Mourinho viu o Manchester City perder a chance de encostar na ponta e tem a oportunidade de disparar na primeira colocação.

Fases do jogo: Foi um primeiro tempo de tirar o fôlego. Endiabrado, Philippe Coutinho deixou Lallana na cara do gol duas vezes antes dos 9 min. Hart salvou uma e na outra o gol foi anulado por impedimento. Aos 10, porém, a pressão surtiu efeito. O brasileiro roubou a bola e tocou para Henderson, que acertou um lindo chute de fora da área e abriu o placar.

A resposta do City não tardou. Aos 12, Agüero foi lançado em velocidade e acertou a trave. E aos 25, o argentino deixou Dzeko na cara do gol e o bósnio não perdoou, empatando o jogo. Um início frenético que continuou até o fim da primeira etapa, com boas chances de ambos os lados de ampliarem o placar.

O segundo tempo começou de maneira mais estudada. O Liverpool detinha maior posse de bola, mas não conseguia furar a marcação adversária. Mas Philippe Coutinho acertou um lindo chute de fora da área aos 29 e recolocou o Liverpool em vantagem. O empate quase, mas Agüero e David Silva chutaram rente à trave e não impediram o triunfo dos donos da casa.

O melhor – Philippe Coutinho: Não é à toa que o meia é apontado como o melhor brasileiro em atividade na Inglaterra. Dos seus pés saíram os passes para as principais chances de gol do Liverpool. Toques de letra, ‘caneta’, trivela... não economizou nos recursos técnicos e saiu como o destaque. E ainda fez um golaço.

O pior – Fernandinho: Brasileiro sofreu demais para marcar o rápido ataque do Liverpool. Cometeu faltas duras, levou cartão amarelo e poderia até ter sido expulso. Acabou substituído.

Toque dos técnicos: Confronto expôs dois estilos diferentes em campo. Enquanto o City apresentou um jogo mais cadenciado, o Liverpool infernizou a defesa adversária apostando na velocidade do trio Lallana, Sterling e Philippe Coutinho.