Topo

Diego Costa: "Na infância, pensava que tinha que matar meu adversário"

Do UOL, em São Paulo

08/03/2015 13h24

Conhecido pela sua qualidade técnica e o forte temperamento dentro de campo, Diego Costa caiu nas graças da torcida do Chelsea, recebendo até apelidos de “A Besta” e “Diabo da Tasmânia”. Para os adversários, no entanto, o hispano-brasileiro muitas vezes é chamado de “sujo” e “trapaceiro”, como no caso do pisão em Skrtel, durante uma partida entre o clube londrino e o Liverpool.

A justificativa para o temperamento e algumas jogadas de Diego Costa pode estar em sua infância. Natural de Lagarto, no Sergipe, o atacante revela em sua biografia “Diego Costa, A Arte da Guerra” ter tido um pensamento distinto sobre o futebol nos tempos em que jogava nas ruas.

“Eu insultava todo mundo. Não tinha respeito pelo adversário. Achava que tinha que matá-los. Garotos que cresceram jogando em escolhinhas de futebol eram ensinados a se controlar e respeitar os outros, mas ninguém me ensinou o contrário. Não tive a escola para me ensinar. Eu estava acostumado a ver o pessoal dando cotoveladas no rosto dos outros e achava que era normal”, afirmou, em trecho divulgado pelo jornal britânico “Daily Mirror”.

“Na rua, você tem que ser o mais astuto. Nesse ambiente, eu não me controlava. Aborrecia-me com tudo. Lembro-me de vários jogos com meus amigos que eu terminava chorando. Eu brigava com todo mundo”, continuou.

Diego Costa, no entanto, afirma não ter nenhum arrependimento sobre seu passado. “Passei por momentos difíceis, mas tudo que aconteceu me fez bem. Amadureci muito. Olhando para trás, não mudaria nada. Aprendi com tudo. É por isso que estou onde estou agora”.

O atacante do Chelsea afirma que sua postura no campo não é mais a mesma dos tempos de criança, apesar de alguns eventos polêmicos, como o da partida contra o Liverpool. “Acredito que me saí bem. Joguei muitos jogos e corrigi minha postura. Sabia que se aprendesse isso, poderia ter sucesso. Antes era diferente. Tinha outra cabeça e aceitava algumas coisas ruins. Hoje não. Luto para ser alguém importante”.

O próximo compromisso de Diego Costa será no dia 11 de março, quando o Chelsea enfrenta o PSG, em Londres, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.