Topo

Sob olhares de Pelé, United vence Liverpool com pisão de Gerrard e golaço

Do UOL, em São Paulo

22/03/2015 12h23

O clássico era decisivo para Liverpool e Manchester United, que pretendiam encurtar a diferença para o líder Chelsea. E teve de tudo no jogo: pênalti perdido, jogadas violentas e gols bonitos. Fora de casa, o Manchester venceu por 2 a 1, com dois gols do meia Mata, sendo o segundo um golaço de voleio. Os Diabos Vermelhos contaram com a colaboração do rival Steven Gerrard, expulso corretamente com apenas 40 segundos em campo.

Gerrard deu um pisão no tornozelo de Herrera, no meio-campo. 

A partida foi acompanhada nos camarotes por Pelé, que está na Inglaterra para compromissos comerciais. A partida foi disputada sob alta tensão. Para se ter uma ideia do acirramento entre as equipes, Balotelli se estranhou na lateral com Smalling, do United, durante a 2ª etapa.

Já prevendo uma reação intempestiva do atacante italiano contra Smalling, torcedores do Liverpool que estavam próximos à discussão esticaram os braços e seguraram Balotelli, que já tinha um cartão amarelo. Atitude de quem já via o Liverpool jogar com um a menos em campo desde o começo do 2º tempo.

O jogo

O clássico foi marcado pelo equilíbrio. O Manchester, porém, soube traduzir suas chances em gol. O time visitante marcou 1 a 0 com o espanhol Mata, que recebeu passe de Herrera, finalizando no canto, aos 14 min do 1º tempo.

O segundo de Mata foi lindo. O espanhol acertou um voleio depois de passe de Di Maria. Em desvantagem no placar e com um a menos em campo, o Liverpool partiu para cima, apesar da inferioridade.

Em uma jogada recuperada por Coutinho, o time da casa fez seu primeiro gol na partida, com Sturridge, após falha de Gea. Os minutos finais de partida tiveram o Liverpool pressionando e com apoio da torcida. O United controlava as ações ofensivas do rival. Nos acréscimos, Rooney teve a oportunidade de sacramentar a vitória, mas o atacante desperdiçou penalidade.

Com a vitória, o United chega a 59 pontos, 5 a menos que o líder Chelsea. O Liverpool permanece com 54 pontos.

O melhor: Juan Mata. O meia espanhol reconheceu após o clássico que foi sua melhor apresentação com a camisa do United. Fez dois belos gols.

O pior: Gerrard. Inadmissível um jogador experiente atingir um rival com menos de 1 minuto em campo, em jogada no meio-campo. Depois do jogo, o atleta assumiu o erro e pediu desculpas.